* Release enviado à imprensa

Na próxima quarta-feira, dia 18, entidades representativas de policiais civis, federais e rodoviários federais promovem o manifesto da Segurança Pública.

Chamado de Alerta nº 2, policiais de todo o país vão cobrar do Governo Federal uma política nacional de segurança pública voltada para defender os cidadãos e melhorar as condições de trabalho da força policial.

Neste ano, o movimento vai deflagrar paralisações em todos os estados brasileiros. Em Brasília, as entidades que organizam o Alerta nº 2 vão participar da sessão especial promovida pela Frente Parlamentar da Segurança Pública que ocorre na mesma data, das 10h às 14h, para debater os problemas da área.

Líderes sindicais de todo o país e policiais que trabalham no Distrito Federal serão convocados a participar da sessão. “Precisamos resgatar a autoridade policial e a autoestima dos nossos agentes. E isso é de interesse de todos”, destaca Rodrigo Franco, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF).

As entidades vão construir uma pauta conjunta para defendê-la no Plenário e encaminhar essas reivindicações aos deputados da Frente Parlamentar. Entre elas, estão a aprovação da PEC 339/09, que institui o pagamento de adicional noturno aos agentes de segurança pública; a implantação de um novo modelo de segurança pública; o endurecimento da pena dos crimes cometidos contra os agentes; aprovação da aposentadoria especial e a aprovação da lei que reconhece o nível superior.

O Alerta é uma parceria da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF), Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol-DF) e o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF).

Histórico

O Alerta nº 2 ocorrerá em virtude causa da ausência de resposta do governo desde a realização do Alerta nº 1, em maio de 2014, quando as entidades deflagraram uma paralisação nacional.

Naquela ocasião, as entidades pressionaram o governo a criar uma política de segurança pública que se preocupe também em melhorar as condições de trabalho da força policial.

Sobre o Sinpol-DF – Fundado em 1988, o Sindicado da Polícia Civil do Distrito Federal representa agentes de polícia, médicos legistas, peritos criminais, escrivães, agentes penitenciários, papiloscopistas e delegados na defesa dos interesses de classe e no relacionamento com governos Distrital e Federal, e com a Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Congresso Nacional. A nova diretoria assumiu em maio deste ano e entre os principais pleitos estão: a valorização profissional, a reestruturação da carreira e o reconhecimento definitivo de todos os cargos que compõem a carreira de Polícia Civil como de nível superior.

Filiação