Do G1 – Política

Nesta semana, agentes penitenciários interromperam trabalhos do colegiado; na terça e na quarta, acesso ao edifício principal ficará restrito a parlamentares, servidores e colaboradores.

Após invasão de manifestantes nesta semana, a diretoria-geral da Câmara dos Deputados informou nesta sexta (5) que o acesso ao prédio será restrito na próxima semana. Um comunicado divulgado para os servidores e parlamentares traz uma série de critérios para a entrada no edifício.

Na noite de quarta-feira (3) um grupo de agentes penitenciários invadiu o plenário onde deputados analisavam o relatório da reforma da Previdência, forçando a interrupção da reunião. Policiais legislativos usaram spray de pimenta dentro da sala para conter os agentes.

A invasão gerou reação de deputados, que criticaram a ação dos manifestantes. Em comunicado oficial divulgado no dia seguinte, o vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG), disse que “repudiava” a ação. Segundo ele, a segurança seria reforçada no próximo encontro do colegiado.

De acordo com a determinação da diretoria-geral da Câmara, o acesso do público externo à Câmara ficará restrito na terça (9) e na quarta (10). Está prevista para terça a conclusão da análise do relatório da reforma da Previdência na comissão especial.

Nos dois dias, o acesso ao edifício principal ficará restrito a parlamentares, servidores e colaboradores identificados.

A passagem de veículos na chapelaria, local de entrada e saída de deputados, estará restrita exclusivamente aos parlamentares, “podendo ser fechado completamente a qualquer momento em caso de manifestação”.

Um dos estacionamentos da Câmara será fechado a partir de terça para abrigar viaturas da Polícia Militar. Outro estacionamento, informou a diretoria, poderá ser fechado em caso de manifestação.

“A DG orienta que se evite a utilização dos estacionamentos do Anexo II e da parte frontal do Anexo IV, tendo em vista o risco de tumulto”, informa a nota.
De sábado (6) a quarta (10) visitação institucional do Congresso Nacional voltada a turistas será interrompida.

Filiação