13.07.17 - Sinpol em Casa - Dinorá.

Da Comunicação Sinpol-DF

A agente de polícia aposentada Dinorá Vilela recebeu, de surpresa, a visita do grupo do projeto “Sinpol em Casa” na última quinta, 13. Os diretores José Carlos Saraiva e Sueli de Barros, acompanhados pelo músico Sérgio Damião, conduziram o encontro, que se transformou em uma homenagem à policial.

A visita foi regada a risos, histórias e músicas a gosto da aposentada. Dinorá mora em Águas Claras com o esposo, Giuliano. Eles estão juntos há 22 anos. O casal tem três filhos: Camila, Bianca e Felipe Marinho.

Baiana da cidade de Irecê, a aposentada tem 13 irmãos. A família se mudou para Brasília, fixando moradia no Gama, quando ela tinha cinco anos de idade.

Dinorá ingressou na Polícia Civil do DF (PCDF) em 1989, aos 27 anos. Antes de prestar o concurso, ela trabalhou por sete anos como auxiliar administrativa na Fundação Hospitalar do DF.

Durante a conversa com os diretores, a aposentada trouxe à tona diversas recordações de quando estava na ativa. Ela trabalhou no Grupo de Repressão a Sequestro (GRS), na Divisão de Operações Especiais (DOE), na Divisão de Operações Aéreas (DOA) e foi, ainda, instrutora de tiro na Academia de Polícia da PCDF.

“Sinto saudade da minha época da ativa. Eu adorava trabalhar, ia exercer minhas funções com muita vontade, mas também aproveitava muito os dias em que ficava em casa”, lembra.

VIDA ATIVA

Mesmo aposentada desde 2012, Dinorá diz que não se sente fora da Polícia Civil. “Eu sou muito ligada à polícia. Sempre visito meus colegas na Academia, pois nós acabamos por construir uma família também no trabalho. Eu saí da polícia, mas a polícia não saiu de mim”, confessa a aposentada.

O tempo que ganhou depois de deixar o trabalho na PCDF ela tem investido em cursos, atividades físicas e empreendendo: Dinorá é aluna do curso de Inglês oferecido pelo Sinpolzinho em parceria com a UnB Idiomas e, com a ajuda da irmã, Noradi Vilela, passou a vender pipoca gourmet na empresa “Di Pipoca”.

“Dinorá é muito ativa o tempo todo. Ela faz tudo, topa tudo, estamos sempre viajando e fazendo as coisas juntas”, conta Noradi, que acompanhou a visita. A policial também vende semijoias e ainda cuida do neto Arthur, de 10 anos. “Eu amo cuidar dele, porque o meu neto é a minha paixão. Ele praticamente mora comigo, porque eu levo ele para todo lado onde eu vou”, diz Dinorá.

Para o futuro, ela quer voltar para a faculdade de Educação Física, que trancou depois de estudar por dois anos. “Quero terminar, porque, hoje, não podemos parar de estudar”, afirma.

HOMENAGEM

Além da irmã e do esposo, os filhos, o neto e os sobrinhos da policial civil participaram da homenagem. O esposo, Giuliano, emocionou-se ao falar da esposa. “Dinorá é tudo para mim; ela é demais. Ela é uma companheira admirável, que vive por nós; nós tentamos, diariamente, retribuir o carinho dela”, frisa.

Ele disse, ainda, que a visita do Sindicato surpreendeu por “reunir toda a família em uma tarde”.

Dinorá também expressou gratidão com a visita. “Eu amei a surpresa. Fiquei muito emocionada, pois nunca imaginei que viriam à minha casa”, acrescenta.

Os diretores do Sinpol-DF entregaram à aposentada um certificado de agradecimento pelos anos de serviços prestados à sociedade por meio do trabalho na PCDF, além de um botton.

“Dinorá é a primeira mulher que estamos visitando por meio do “Sinpol em Casa” nesta nova gestão. Eu sei como é difícil ser uma policial operacional e Dinorá é uma das fortes. Ela tem uma história incrível na polícia”, discursou Sueli.

“Com essa homenagem nós queremos agradecer por seu trabalho e parabenizar à família pela grande mulher que vocês têm em casa”, completou Saraiva.

Outros policiais que queiram integrar o grupo de visitantes são bem-vindos. Para isso, basta entrar em contato com o Sinpolzinho pelo telefone 3352-6429 ou ir pessoalmente até a unidade, localizada em Taguatinga Norte – QNA 03, Casa 02, e se inscrever como voluntário no projeto de visitas programadas.

Filiação