Adauto recebeu o grupo de visitas na chácara onde vive com a esposa, em Luziânia (Fotos: Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

O policial civil aposentado Adauto Coutinho Dultra foi mais um a receber a visita do “Sinpol em Casa”, projeto desenvolvido pela Diretoria de Assistência de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF.

O encontro ocorreu na quinta passada, dia 23. O grupo – formado por Robson Lima e Madalena Reis, diretores do Sinpol-DF, e pelos policiais civis também aposentados Ritta Paim, Ledemar Silva e Custódio Honório – foi recebido na chácara onde Adauto vive com a esposa, Cristina Francisca, em Luziânia, no Entorno do DF.

O aposentado recebeu uma homenagem do Sinpol-DF pelos serviços prestados

Adauto é perito em papiloscopia aposentado há oito anos. Durante a visita, como em todas as outras oportunidades, a conversa teve um tom saudosista com lembranças da época da ativa na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

O aposentado, hoje com 58 anos, recordou-se que ingressou na PCDF aos 21 quando um dos seus onze irmãos o inscreveu no concurso para a instituição. “Sempre quis ser policial e serei com muito orgulho, até a morte”, exclamou.

A chácara onde ele vive com a esposa Cristina traduz a tranquilidade do rito de aposentadoria de Adauto. “Eu honrei a minha farda e, hoje, vivo tranquilo. Acordo pela manhã, logo cedo, com os pássaros na minha janela. Levanto, vejo meus peixes no tanque e leio ou toco algum instrumento”, afirmou o aposentado.

Por isso ele defende, inclusive, que todo policial civil se dedique a um momento de transição para que não seja afetado por problemas comuns à essa fase da vida, como depressão. “Você tem que se preparar para aposentar, pensar em tudo o que gosta e fazer”, aconselhou.

Um caminho escolhido por Adauto foi a música – hoje, o hobby preferido. “Sou compositor. Eu vivo música 24 horas por dia”, disse orgulhoso. Ler também é outra atividade com a qual ele passa horas do dia – tanto que as suas conversas foram permeadas de citações a escritores como Machado de Assis e Antoine de Saint-Exupéry.

Leia Mais

A visita durou a manhã inteira e, para o aposentado, proporcionou um momento “incrível e cativante”. “Foi uma experiência inesquecível. Essa visita é uma excelente ideia, pois cria um um sentimento muito bom de participar de algo maior”, elogiou.

Adauto aproveitou para convidar não só o grupo de visitas, mas todos os amigos policiais civis a visitarem-no. “Todos são bem-vindos em minha casa. Aqui é maravilhoso e todos vão gostar. Quem não gostaria de receber visitas maravilhosas como a de hoje?”, comemorou.

O grupo do “Sinpol em Casa” agradeceu ao policial civil pela recepção calorosa e por dividir com a categoria sua história de vida e conquistas. Como materialização desse agradecimento, Adauto recebeu um certificado como homenagem pelos serviços prestados à sociedade com o trabalho na PCDF.

Outros policiais que queiram integrar o grupo de visitantes da Diretoria de Assistência de Aposentados e Pensionistas são bem-vindos. Para participar, basta entrar em contato com o Sinpolzinho pelo telefone 3352-6429 ou ir pessoalmente até a unidade, localizada em Taguatinga Norte – QNA 03, Casa 02.

Filiação