Primeiro ato da UPB reuniu milhares de policiais (Fotos: Lucas C. Ribeiro/Arquivo Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF, com informações da UPB

A diretoria do Sinpol-DF convoca os policiais civis do DF a comparecerem nesta quarta, 15, às 14h, ao ato de manifestação contra a PEC 287/16.

A concentração será na Alameda dos Estados, em frente ao Congresso Nacional. O evento é organizado pela União dos Policiais do Brasil (UPB), ocorrerá simultaneamente em todos os estados e deve reunir, só no DF, cerca de três mil policiais civis e federais.

A PEC em tramitação no Congresso Nacional pretende retirar da Constituição Federal o artigo que reconhece a atividade de risco dos profissionais da Segurança Pública nos critérios de concessão da aposentadoria.

Essa é a segunda vez que os policiais se manifestam contra a proposta. No dia 8 de fevereiro, dez mil policiais de todo o Brasil pararam a Esplanada.

Leia Mais

Com o ato, as cerca de 30 entidades que integram a UPB pretendem chamar a atenção das autoridades para a ameaça à sociedade que é ter uma polícia cada vez mais envelhecida nas ruas.

Pelas novas regras, para obter aposentadoria integral o policial terá de contribuir por 49 anos, aposentando-se próximo aos 70 anos de idade – o que excede a previsão de expectativa de vida da categoria, bem como inviabiliza o funcionamento operacional dos órgãos de Segurança Pública pelo envelhecimento do seu corpo de servidores.

No Brasil, morrem mais policiais do que no resto do mundo. Segundo estatísticas oficiais, entre 2009 e 2015 foram 2.543 policiais mortos, número que não encontra similar em nenhum outro país.

O número de policiais assassinados no Brasil em um único ano é equivalente às mortes de policiais na Inglaterra em 98 anos.

Filiação