Elísio ao lado de Madalena e Rita, ambas também papiloscopistas da PCDF (Fotos: Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

A equipe do “Sinpol em Casa” visitou o policial civil aposentado Elísio Vieira de Sá. O encontro ocorreu na última quinta, 16.

O grupo foi recebido na casa onde ele vive com a esposa e filha de 13 anos, em Taguatinga Norte. Elísio está aposentado do cargo de perito papiloscopista há 26 anos.

Elísio e a atual esposa vivem em Taguatinga Norte

Participaram da visita diretor de Assistência de Aposentados e Pensionistas, Robson Lima, a conselheira fiscal do Sinpol-DF, Madalena Reis, e a papiloscopista Ritta Paim, diretora de Aposentados da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp).

A visita foi marcada por uma conversa agradável sobre a vida do aposentado em Brasília e, como não poderia deixar de ser, os tempos de trabalho na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Elísio, hoje, está com 66 anos. Ele é natural do Piauí e veio para Brasília com 19 anos em janeiro de 1971, a convite do irmão que já vivia na capital federal. Em fevereiro do mesmo ano, fez um curso de atendente de Enfermagem e começou a trabalhar no Ministério da Saúde.

Em 1974, foi transferido para o Hospital das Forças Armadas, graduando-se em em Enfermagem no mesmo ano. Lá, ele trabalhou por mais três anos.

Elísio é pai de cinco filhos e, numa casa confortável em Taguatinga Norte, mora com a atual esposa e a filha caçula. Em meio a tantos causos contados, não cansou de exaltar o amor e o carinho que tem pelos filhos.

POLICIAL CIVIL

Na conversa com o grupo de policiais civis visitantes, o aposentado lembrou que a oportunidade para entrar para a PCDF surgiu em 1977, quando ele fez o concurso e foi aprovado. Em seguida, Elísio fez curso de formação e assumiu o cargo de Perito Papiloscopista no final do mesmo ano.

A aposentadoria na PCDF veio ainda nos anos 90, logo depois que ele sofreu um infarto, aos 39 anos. O afastamento das atividades foi decorrente dos problemas de saúde. Desde então, ele tem dedicado à vida com a esposa e a filha.

Com a aposentadoria instaurada, Elísio conta que tentou outros meios de trabalho, como vendas, mas abandonou a atividade. Ele resolveu, então, aproveitar a vida de aposentado e, hoje, dedica o tempo para cuidar da esposa, da filha mais nova e da casa.

Uma vez por semana, Elísio faz questão de jogar baralho com os amigos. Além disso, ele contou que nunca deixou de visitar o antigo local de trabalho. “Quando você trabalha em um lugar, você cria uma família e eu sou muito apegado às pessoas”, relaa.

SINPOLZINHO

O aposentado acrescentou que adora participar das atividades oferecidas no Sinpolzinho. Ele já fez aulas de dança de salão, pilates, participou do projeto “Rodas de Conversa”. Elísio disse, ainda, que está sempre por dentro do que acontece no Sinpol-DF.

“Eu acho que qualquer tipo de amor tem que ser alimentado e, por isso, eu participo das atividades do sindicato”, acrescenta.

O aposentado declarou que adorou receber a equipe do Sinpol em Casa. Ele elogia a iniciativa. “A visita é muito boa, pois não nos tornamos esquecidos. É uma atitude de carinho para com os aposentados”, pontua.

Elísio foi mais um dos policiais civis a receber a gratidão e homenagem do Sinpol-DF pelos serviços prestados à sociedade e à instituição PCDF, por meio de um certificado.

A equipe do “Sinpol em Casa” agradeceu ao aposentado pela recepção calorosa e por dividir com a categoria sua história de vida e conquistas.

Outros policiais que queiram integrar o grupo de visitantes são bem-vindos. Para isso, basta entrar em contato com o Sinpolzinho pelo telefone 3352-6429 ou ir pessoalmente até a unidade, localizada em Taguatinga Norte – QNA 03, Casa 02.

Filiação