14.02.14 - Inauguração do Instituto de Identificação

Da Comunicação Sinpol-DF

Na manhã desta terça, 14, o governador Rodrigo Rollemberg inaugurou o novo edifício sede do Instituto de Identificação (II), no Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), onde voltou a ser cobrado sobre a necessidade de investimentos e também em valorização profissional.

Por meio de diversas faixas espalhadas pelo local, o Sinpol-DF mandou um recado que deixou claro o sentimento dos policiais civis presentes no evento: “Governador, parabéns pelo novo Instituto de Identificação. Agora precisamos da paridade”.

Leia Mais

O presidente do Sinpol-DF aproveitou a oportunidade para tentar sensibilizar o governador da importância da recomposição das perdas inflacionárias para a categoria, sem deixar de reconhecer que “as melhorias estruturais e de condições de trabalho são fundamentais para o bom exercício da profissão”.

“Por outro lado, há, também, uma evidente necessidade de ampliação dos quadros e um forte sentimento de desmotivação gerado pela estagnação salarial. São problemas sérios, que não são resolvidos apenas com a construção de um novo prédio, mas que, com vontade política, podem ser superados”, acrescentou o presidente do sindicato.

EFETIVO

Com a inauguração da nova sede do II, outra reivindicação que, mais uma vez, vem à tona é a necessidade de recomposição dos recursos humamos.

Apesar de traduzir a complexidade e a alta especialização do trabalho desenvolvido pelos peritos papiloscopistas, o novo espaço funcionará com apenas 205 servidores quando seriam necessários no mínimo 360 peritos em papiloscopia.

Um grupo de aprovados no último concurso para peritos papiloscopistas da PCDF também acompanhou a solenidade. Há 124 deles que já concluíram o curso de formação e aguardam apenas a nomeação. No entanto, o GDF ainda não apresentou um cronograma que contemple todo o grupo.

NEGOCIAÇÃO

Nesta quarta, 15, o Sinpol-DF participará de uma primeira reunião com a equipe econômica do Governo do Distrito Federal (GDF), desde que o governador decidiu reabrir as negociações com a categoria no fim de janeiro.

A previsão é de que, no dia 24 de fevereiro, já analisadas as prévias da arrecadação dos primeiros meses do ano e das receitas do Governo, seja oficializada uma nova proposta aos policiais civis.

“Estamos abertos ao diálogo e esperançosos de que a isonomia legal e histórica com a PF será sustentada”, afirma o presidente do Sinpol-DF. “Enquanto isso, a operação PCDF Legal está mantida, tanto em prol de um funcionamento da instituição dentro da estrita legalidade, quanto como instrumento de luta sindical até que a vitória seja alcançada”, acrescenta.

Filiação