Reunião ocorreu na sede do Sinpol-DF da Asa Norte (Foto: Lucas Ribeiro/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

A atual diretoria do Sinpol-DF se reuniu com os representantes sindicais nesta quarta, 1º de fevereiro. Na pauta, o andamento das negociações com o Governo do Distrito Federal (GDF), a situação da “PCDF Legal” nas unidades e as ações de mobilização.

Logo de início, a diretoria reforçou a convocação para o Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria Policial que provocará, na próxima quarta, 8 de fevereiro, uma grande manifestação no Congresso Nacional, às 13h30.

Policiais de todo o país virão a Brasília para participar do ato contra a Reforma da Previdência cuja proposta mina o direito à aposentadoria conquistado pelos profissionais da Segurança Pública. O evento é organizado pela União dos Policiais do Brasil (UPB).

A adesão a esse movimento é preponderante para que a categoria mostre a força ao governo federal, no caso da Reforma da Previdência, e ao governo distrital, enviando um sinal de que todos continuam unidos e mobilizados.

ISONOMIA

Na sequência, os diretores fizeram um panorama das negociações com o Governo do Distrito Federal (GDF), detalhando a reunião que ocorreu na última terça, 31 de janeiro, com o governador Rodrigo Rollemberg.

Leia Mais:

Na ocasião, Rollemberg disse estar disposto a resolver o impasse com a categoria. Por outro lado, ele voltou a citar as dificuldades financeiras da administração e a mobilização de outras categorias tão logo circulou na mídia a informação da reabertura das negociações com os policiais civis.

A diretoria detalhou o posicionamento em defesa da categoria, reafirmando ao governador que a recomposição salarial reivindicada deve vir na forma de subsídio, pois é o que proporciona segurança jurídica à categoria e, além disso, contempla a ativos e aposentados, como a atual diretoria sempre defendeu.

No próximo dia 15 haverá uma segunda reunião entre a diretoria do Sinpol-DF e a equipe econômica do GDF para avaliar a arrecadação do governo e, no dia 24, será apresentada uma proposta à categoria.

A diretoria entende, como bem afirma a categoria, que os recursos da Fonte 100 não servem para garantir o salário dos policiais civis. Entretanto, o GDF vem utilizando recursos do Fundo Constitucional para pagar outras áreas do governo e utiliza também recursos da Fonte 100, para aquilo que eles chamam de “trasnbordo do Fundo Constitucional”.

Todos os pontos expostos pelo governo foram contra argumentados pelos dois diretores do Sinpol-DF presentes à reunião.

PCDF LEGAL

No caso da “PCDF Legal”, os representantes sindicais apresentaram um panorama da adesão ao movimento nas unidades e trouxeram suas impressões, críticas e sugestões.

O consenso é de que ao invés de acrescentar novas ações, a PCDF Legal deve ser fortalecida com a visita da atual diretoria nas delegacias, a fim de reforçar as orientações da cartilha.

Os representantes mencionaram que alguns colegas ainda não aderiram completamente à operação por causa das retaliações e assédio moral sofrido por parte dos superiores.

Os diretores informaram, ainda, que a partir da próxima semana as visitas ocorrerão em todas as unidades. A diretoria visitará duas unidades por dia, durante o mês de fevereiro. As delegacias que tiveram ocorrências relacionadas à PCDF Legal serão visitadas primeiro.

RESTRIÇÃO

Por uma decisão da “Comissão Eleitoral Sinpol-DF Triênio 2017-2020”, a publicação de matérias e comunicados no site do Sinpol-DF passam a não conter o nome ou imagens dos atuais diretores.

Filiação