Votação PL 5865/16 na Câmara dos Deputados

Da Comunicação Sinpol-DF

Um pedido de vista do deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) suspendeu por duas sessões a votação do Projeto de Lei (PL) 5865/16, cujo relator é o deputado Laerte Bessa (PR-DF).

O PL trata do acordo salarial das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), além de outras carreiras, com o governo federal.

A sessão foi acompanhada por centenas de policiais civis do Distrito Federal convocados pelo Sinpol-DF.

A diretoria do sindicato vem realizando, nas últimas semanas, um intenso trabalho de articulação na Câmara Federal para a inclusão de uma emenda que estipula a data base da PCDF.

Com essa medida, a isonomia da Polícia Civil do DF (PCDF) com a PF seria sedimentada. A emenda foi colocada pelo deputado federal Rogério Rosso (PP-DF) e apensada ao relatório de Bessa.

Antes do pedido de vista, cinco parlamentares chegaram a manifestarem-se pela aprovação do PL, mas sem a emenda. A alegação deles é de que há um vício de iniciativa, o que poderia resultar na inconstitucionalidade do projeto.

Ao justificar a atitude “em respeito às demais categorias”, o deputado Mauro Pereira explicou que é necessário buscar mais diálogo com o governo federal para garantir a inclusão das demais categorias ao PL.

Com o retorno do presidente Michel Temer de uma viagem ao exterior nesta quinta, 20, o parlamentar disse que haverá oportunidade para discutir o assunto “de forma rápida e objetiva”.

O presidente da mesa, João Campos (PRB-GO), acatou o pedido de vista por duas sessões e convocou uma nova sessão para a próxima terça, 25.

MANIFESTAÇÃO

Em seguida, os policiais civis seguiram para o gramado em frente ao Congresso Nacional, onde voltaram a se manifestar contra a intransigência do GDF nas negociações para enviar a mensagem que garante a paridade com a PF.

A categoria também agradeceu o suporte do deputado Laerte Bessa, que aproveitou a oportunidade para explicar a articulação política que tem feito junto ao governo federal.

O parlamentar adiantou também que, em contato com o ministro Geddel Vieira, da Secretaria de Governo da Presidência da República, recebeu dele novas demonstrações de apoio do governo federal para a abertura das negociações com o governo distrital.

O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”, parabenizou os policiais civis por terem permanecido durante todo o dia na Câmara dos Deputados aguardando o início da sessão.

Segundo ele, essa perseverança foi essencial para demonstrar a força da categoria e garantir o apoio parlamentar. Gaúcho conclamou os policiais civis a se manterem mobilizados, sobretudo durante a paralisação de 24h convocada para esta quinta, 20.

“Nós temos que continuar nossa luta, como foi feito hoje. Vamos intensificar ainda mais a operação “PCDF Legal” e seguir em frente até a vitória”, afirmou.

 

rodapeO Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197. Saiba mais.

Filiação