Reunião ocorreu a portas fechadas, no Palácio do Buriti (Foto: Agência Brasília)
Reunião ocorreu a portas fechadas, no Palácio do Buriti (Foto: Agência Brasília)

Da Comunicação Sinpol-DF

Em reunião com dirigentes do Sinpol-DF, do Sindepo e das demais associações que representam os cargos da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na tarde desta segunda, 17, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), comprometeu-se a reabrir o canal de negociação com a categoria.

As conversas foram suspensas depois que o GDF apresentou propostas que se distanciavam muito do pleito dos policiais civis, que é a manutenção da isonomia com a Polícia Federal (PF) em percentuais e datas.

O encontro entre as instituições e o governador foi provocado por pelos deputados distritais do bloco “Sustentabilidade, Trabalhismo e Solidariedade” e ocorreu logo depois da Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Sinpol-DF também nesta segunda, dia em que também foi deflagrada uma paralisação de 24 horas.

Na assembleia, a categoria deliberou por uma nova paralisação de 24 horas nesta quinta, 20, além de mais uma Assembleia Geral Extraordinária. Também ficou decidido que os policiais civis não vão acatar a decisão da Direção Geral da Polícia Civil do DF (PCDF) de reabrir as delegacias que estavam encerrando o expediente após as 19h, pois não há policiais suficientes para montar equipes e garantir o atendimento à população.

NEGOCIAÇÃO

Rollemberg voltou a alegar a situação financeira do Distrito Federal para não avançar no pleito dos policiais civis, mas disse “ter vontade em resolver” o impasse; nessa reunião, contudo, não apresentou qualquer proposta. Também disse que acredita que o aumento da Polícia Federal não será implementado e que dessa forma a negociação com a PCDF pode cair no vazio.

Provocado pelos deputados – a comitiva foi composta por Cláudio Abrantes e Chico Leite (Rede), Professor Israel (PV), Reginaldo Veras e Joe Vale (PDT) –, o governador disse que vai conversar ainda nesta segunda com a equipe de governança a fim de construir uma nova proposta para apresentar aos policiais civis – e, depois, agendará uma nova reunião com o grupo.

A expectativa é de que o grupo volte a se encontrar antes da próxima assembleia, já convocada para quinta, 20, em local a ser definido. No mesmo dia, os policiais civis voltam a paralisar as atividades por 24 horas.

“Nós cobramos, mais uma vez, um posicionamento do governador pois há um grande tensionamento na categoria; por isso, é necessário avançarmos nessa negociação”, afirmou o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco Gaúcho.

REPRESENTANTES

Gaúcho foi à reunião acompanhado pela 2ª vice-presidente do Sinpol-DF, Marcele Alcântara.

Além deles, participaram o presidente em exercício do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo), Rafael Sampaio, o presidente da Associação Geral dos Servidores da PCDF (Agepol), Francisco D’Sousa, da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol), José Werick, a vice-presidente da Associação Brasiliense dos Peritos Papiloscopisas (Asbrapp), Fabíola Maciel, o presidente da Associação Brasiliense de Peritos Criminais (ABPC), Bruno Telles, e a diretora administrativa da entidade, Ana Calil, e o presidente da Associação Brasiliense dos Agentes Policiais de Custódia (AAPC), Alexandre Moraes.

Os deputados Wasny de Roure (PT) e Laerte Bessa (PR) foram convidados pelas entidades a acompanhar a reunião. No entanto, não participaram da reunião por solicitação do Governador, o que gerou um constrangimento.

 

rodapeO Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197. Saiba mais.

Filiação