Manifestação no STF - 12.09.16

Da Comunicação Sinpol-DF

Empunhando faixas, soprando apitos e gritando palavras de ordem, cerca de mil policiais civis se uniram em uma manifestação do Sinpol-DF nesta segunda, 12. O grupo se concentrou no gramado do Congresso Nacional, de onde saiu em passeata até a Praça dos Três Poderes.

O ato serviu para chamar a atenção das autoridades que compareceram à posse da ministra Cármen Lúcia como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sobretudo o presidente Michel Temer e, mais uma vez, pressionar o governador Rodrigo Rollemberg a assinar a mensagem que mantém a isonomia da Polícia Civil do DF (PCDF) com a Polícia Federal (PF).

Nas faixas que os policiais civis empunhavam, haviam mensagens sobre a Súmula Vinculante 39, do próprio STF (que trata da legislação da União sobre os vencimentos dos policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal), de congratulações à nova presidente do STF e de alerta ao presidente do Brasil e ao governador local.

O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”, alertou para a situação de sucateamento da polícia da capital do país e da desvalorização dos policiais civis. Ele reivindicou que o STF “faça uma gestão” em favor da categoria, que tem sofrido com perdas inflacionárias.

“Temos, ao longo dos últimos anos, recebido um tratamento diferenciado decorrente do desvio do Fundo Constitucional para outras áreas. Estamos com perdas salariais de cerca de 47% e todas as carreiras da União e do GDF já conseguiram acordos salariais”, destacou Gaúcho.

O Sinpol-DF defende, ainda, que o presidente Michel Temer envie o projeto de lei recompondo as perdas salariais dos policiais civis do DF, mantendo a isonomia com a PF. Na esfera local o pleito vem sendo negociado há mais de um ano sem avanço, pois o GDF tem emperrado as negociações.

“Nós temos o mesmo regime jurídico da PF. Nesse momento em que todas as carreiras do Governo Federal conseguiram recomposição salarial, nós não podemos deixar de reivindicar a nossa. Os policiais civis não podem ficar de fora. A responsabilidade disso é do governador, que não encaminha a mensagem com o impacto financeiro dentro do Fundo Constitucional “, acrescentou o presidente do Sinpol-DF.

Além deste, os policiais civis realizam outro ato nesta quarta, 14, no Complexo da PCDF. Eles vão exigir do diretor geral da instituição, Eric Seba, o ajustamento do horário de funcionamento das delegacias para aquelas em que a equipe está completa.

Na sexta, 16 a categoria se reúne em mais uma assembleia convocada pelo Sinpol-DF em local a ser confirmado.

rodapeO Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197. Saiba mais.

Filiação