AGE ocorreu no MPOG na busca por apoio do Governo Federal (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)
Na busca por apoio do Governo Federal, AGE ocorreu no MPOG (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

A área externa da sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) foi tomada pelos quatro mil policiais civis que atenderam ao chamado do Sinpol-DF para mais uma assembleia na tarde desta segunda, 8 de agosto.

O grupo voltou a se reunir após a paralisação total das atividades por 48 horas deflagrada na semana passada para discutir os rumos da mobilização em torno da manutenção da isonomia entre a Polícia Civil do DF (PCDF) e a Polícia Federal (PF).

O pleito vem sendo constantemente protelado pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

A categoria decidiu ir para o MPOG a fim de cobrar que a União, responsável por organizar e manter a PCDF, possa apoiar os policiais. “O governo federal precisa de manifestar. Toda a estrutura da União tem que nos ajudar nisso”, afirmou Rodrigo Franco “Gaúcho”, presidente do Sinpol-DF.

Gaúcho conclamou os mais de quatro mil presentes a manter a união e força em torno da mobilização
Gaúcho conclamou os mais de quatro mil presentes a manter a união e força em torno da mobilização

Ainda em seu pronunciamento, Gaúcho ressaltou a importância de a categoria se manter mobilizada como esteve durante a paralisação da semana passada. O ato teve adesão total dos policiais.

“O GDF quer judicializar a nossa reivindicação, mas não podemos deixar que façam isso conosco. Estamos em um movimento que une todas as entidades que tem apenas um objetivo: a manutenção da isonomia”, afirmou o presidente do Sinpol-DF.

Ele, assim como os demais diretores e policiais civis que se manifestaram na assembleia, aproveitaram a oportunidade para parabenizar à categoria pela união e força demonstrados na ocasião.

DELIBERAÇÕES

Assembleia e Manifestacao na Esplanada - Paulo Cabral (61)
A categoria decidiu não realizar paralisação ou greve por 72 horas, mas aguarda respostas concretas do GDF

Embora o sentimento seja de intensificar ainda mais as ações, os policiais civis decidiram, por ampla maioria dos votos, não realizar nenhuma paralisação ou greve pelas próximas 72 horas.

A categoria espera que nesse prazo, o GDF retome as negociações para o envio da mensagem. Uma nova assembleia ocorrerá na quinta, 11, às 14h30 na Praça do Buriti. “O governo disse que não negocia mais se a categoria estiver paralisada. Então, vamos dar esse voto de confiança ao Secretário da Casa Civil e ao Diretor Geral”, ponderou Gaúcho.

“Vamos aguardar para sentar e conversar sobre o envio da mensagem. Não podemos, contudo, arrefecer. Esperaremos até quinta e, depois, temos que ir à luta”, conclamou o diretor de Relações Sindicais adjunto do Sinpol-DF, Fernando Ferreira.

A operação “PCDF Legal” continua vigente. Também por ampla maioria dos votos, decidiu-se que os policiais civis com chefia vão colocar os cargos à disposição nesta terça, 9.

Todas essas ações haviam sido discutidas em uma reunião realizada ainda pela manhã com os representantes sindicais, chefes de seção e dirigentes do Sinpol-DF, Sindepo, Adepol, Agepol, Asbrapp, ABPC, AAPC e ABRML.

APOIO

 

Assembleia e Manifestacao na Esplanada - Paulo Cabral (175)
De forma pacífica, os policiais seguiram em passeata pela Esplanada dos Ministérios até o Palácio do Planalto

Durante esse período em que aguardarão um chamado do GDF, o Sinpol-DF, junto com as demais entidades representativas dos cargos que estão unidas nesse momento, vão buscar uma agenda com o Governo Federal e com representantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Ordem dos Advogados do Brasil para conquistar o apoio dessas instituições.

O deputado distrital Cláudio Abrantes (Rede) esteve na assembleia. Ele também elogiou a postura da categoria durante a paralisação. “Se alguém tinha dúvida da força dos policiais civis do DF, isso mudou. Vamos continuar mostrando que estamos unidos e fortes na busca pela manutenção da paridade”, disse.

Ele anunciou que desde a última assembleia, no dia 3, um grupo de parlamentares da CLDF tem pressionado o governo para retomar as negociações e, assim, garantir a volta da estabilidade na Segurança Pública do DF.

CAMINHADA

Em frente ao Palácio do Planalto, o grupo pediu ao presidente Michel Temer que intervenha nas negociações
Em frente ao Palácio do Planalto, o grupo pediu ao presidente Michel Temer que intervenha nas negociações

Depois da assembleia no MPOG, os quatro mil policiais seguiram em passeata pela Esplanada dos Ministérios até o Palácio do Planalto. O ato foi absolutamente pacífico. No trajeto, a categoria expunha, por meio de faixas e gritos de ordem, a situação da Polícia Civil conclamando o GDF a enviar a mensagem.

Ao chegar ao Planalto, o grupo entoou os hinos Nacional e do Policial Civil. Na sequência, eles pediram ao presidente Michel Temer que intervenha nas negociações. Em seguida, os policiais voltaram a caminhar pela Esplanada. Na Frente do Ministério da Justiça, eles também solicitaram que o órgão se manifeste em favor da categoria.

MANIFESTAÇÕES ALTERADAS

Assembleia e Manifestacao na Esplanada - Paulo Cabral (320)
No Ministério da Justiça, categoria também solicitou que o órgão se manifeste em favor da isonomia

Durante a AGE, foi deliberada também a realização de uma manifestação na Câmara Legistativa do DF (CLDF), onde a categoria iria agradecer o apoio dos deputados distritais.

Em razão do ponto facultativo decretado para esta quarta, 10, tanto na Casa quanto no GDF, o ato, que, inicialmente, foi marcado para esse dia, acabou adiado para a próxima semana.

Já o manifesto em frente à Secretaria da Segurança Pública (SSP), que ocorreria na sequência da Câmara Legislativa, ficou para esta quinta, 11, às 17h – logo após a assembleia geral.

A caminhada até a SSP objetiva manifestar repúdio às declarações da secretária Márcia de Alencar sobre os policiais civis que circularam na imprensa na semana passada, sobre a importância da Polícia Civil na força tarefa que faz a segurança dos atletas olímpicos, durante os jogos olímpicos em Brasília.

 

rodapeO Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197. Saiba mais.

Filiação