(Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)
Sindicalizados foram informados sobre as contas do Sindicato e aprovaram relatório (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

A ampla maioria dos policiais civis filiados que compareceu à Assembleia Geral Ordinária convocada pelo Sinpol-DF para esta terça, 31, aprovou a Prestação de Contas do exercício 2015/2016 e a Previsão Orçamentária da entidade para o próximo ano fiscal: 2016/2017. Houve apenas uma abstenção e um voto contrário, respectivamente.

Mais uma vez, a gestão “Juntos Somos Fortes!” apresentou um relatório auditado por uma empresa independente – um compromisso firmado com a categoria ainda durante a campanha eleitoral. As contas do primeiro ano também foram auditadas.

O auditor da Prestação de Contas destacou
O auditor da Prestação de Contas destacou as melhorias nas finanças do Sinpol-DF nos últimos dois anos

O auditor Rodrigo Costa e Silva fez a leitura do relatório, destacando a evolução nos números e o aprimoramento do controle das contas do Sinpol-DF. Isso resultou em um superávit de R$ 1,192 milhão, diferentemente do cenário altamente deficitário em que o sindicato se encontrava em 2014, quando a atual diretoria tomou posse.

AUDITORIA

A auditoria reiterou a ausência de uma relação nominal de patrimônio. O problema já havia sido identificado anteriormente, pela outra empresa de auditoria que constatou uma série de irregularidades nas contas das gestões passadas da entidade.

Segundo Rodrigo, essa documentação patrimonial existe apenas para os bens adquiridos nos dois últimos anos. Ele ressaltou, contudo, que já há uma empresa especializada realizando esse levantamento.

A Tesoureira Elcimar Nunes fez um detalhamento dos números
A Tesoureira Elcimar Nunes fez um detalhamento dos números

“Houve melhoria do controle e um aprimoramento no sistema de arrecadação. Foi um ano de melhorias satisfatórias”, destacou Rodrigo, atestando, portanto, o compromisso e a responsabilidade da atual diretoria com os recursos arrecadados.

TRANSPARÊNCIA

Elcimar Nunes, Tesoureira do Sinpol-DF, detalhou os relatórios de despesas apresentando todos os gastos da diretoria nos dois últimos e comparando-os com períodos anteriores.

Quanto à questão que envolve o patrimônio adquirido antes da atual gestão, ela explicou que a meta é ter todo esse processo resolvido até o fim de 2016. “Tínhamos essa demanda da auditoria anterior e trabalhamos para sanear. Há uma série de exigências legais que tivemos de cumprir, porque é uma questão que envolve mais tempo”, informou.

Parecer do Conselho Fiscal confirmou relatório da auditoria
Parecer do Conselho Fiscal confirmou relatório da auditoria

Em nove tópicos ilustrados em slides, a Tesoureira do sindicato expôs como a gestão financeira vem sendo administrada de maneira responsável.

Veja os gráficos detalhados de cada tópico, com um comparativo entre o período da gestão atual e gestões anteriores.

REDUÇÃO

Houve uma grande redução no consumo de combustível tanto em valores como em quantidade. Os custos com telefonia e com ajuda de custo aos filiados também reduziram em relação aos anos anteriores.

As despesas dos diretores com alimentação e vestuário foram muito abaixo do que o Estatuto, que também passou a regulamentar essas questões, estipula. “Nós temos total controle sobre isso. Todo diretor faz um relatório documentado, entrega e é ressarcido. Nenhum deles recebeu o valor máximo a que tem direito e que é previsto pelo estatuto”, pontuou Elcimar.

A maior redução de despesa, porém, veio com taxas bancárias. “Antes, o sindicato gastava contanto com uma receita que ainda ia receber e, por isso, havia cobrança de diversas tarifas. Conseguimos mudar essa realidade revertendo esse dinheiro para a categoria. Não temos mais essa cultura de empréstimos”, ressaltou a Tesoureira do Sinpol-DF.

Houve, por outro lado, um incremento nos investimentos em Assessoria Jurídica: além da assistência já prestada aos filiados, houve custos com questões pontuais como o parecer dos agentes policiais de custódia, a criação do sindicato dos peritos criminais e o processo relacionado à rejeição das contas da gestão anterior e ainda alguns casos de atendimentos jurídicos com outros escritórios que tiveram que ser mantidos.

O cenário se repete em relação às campanhas publicitárias que o Sinpol-DF veiculou na mídia, focando em veículos de grande apelo junto ao público. “Temos administrado os recursos de forma consciente. O Sinpol-DF vive da contribuição de cada um dos policiais civis e não é justo usar desse dinheiro sem responsabilidade”, finalizou Elcimar.

Na sequência, o presidente do Conselho Fiscal do Sinpol-DF, Washington Lima “Esopo” leu o parecer do grupo, que atestava a idoneidade das contas, e o relatório foi aprovado.

ORÇAMENTO

A Previsão Orçamentária do Sinpol-DF para o próximo exercício – que vai de abril de 2016 a maio de 2017 – é de R$ 8,7 milhões, com saldo de cerca de R$ 89 mil. O montante está alinhado com o aumento da arrecadação, pois o número de filiados subiu de 5.500 para 6.541 policiais civis sindicalizados apenas no último ano.

As áreas com maior orçamento são as de Promoção e Valorização da Categoria, Assistência Jurídica, Pessoal  e ainda em Eventos.

Alguns filiados sugeriram a exclusão do Centro de Condicionamento Físico (Cecof), mantido pelo Sinpol-DF, mas a proposta foi rejeitada.

Houve a sugestão, aprovada pelos sindicalizados, de realocação de parte do saldo restante do orçamento – R$ 30 mil – para elevar o orçamento previsto para assistência à categoria. O valor inicialmente previsto era de R$ 50 mil e foi para R$ 80 mil.

Os filiados indicaram, ainda, que na execução orçamentária os investimentos em publicidade e propaganda em prol da categoria e o atendimento jurídico sejam priorizados.

O orçamento previsto para eventos foi mantido. Foi deliberado, contudo, que haverá uma enquete realizada pelo site do Sinpol-DF para que os filiados decidam que tipo de evento preferem para a tradicional festa de fim de ano.

Veja a tabela com a Previsão Orçamentária completa.

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