Visita ao aposentado Assis Machado - Paulo Cabral (117)
A conversa foi centrada nas histórias de Assis quando ele estava na ativa (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Dando continuidade ao projeto ‘Sinpol em Casa’, na última quinta, 14, foi a vez do aposentado Francisco de Assis Machado receber a visita da equipe, conduzida pelo diretor de Assistência de Aposentados e Pensionistas, Robson Lima, e a conselheira fiscal Madalena Reis.

Assis foi o primeiro a receber o grupo depois do acréscimo de integrantes voluntários. Além dos diretores do Sinpol-DF, o encontro contou também com a participação de mais duas policiais civis: a papiloscopista Ritta Paim, diretora de Aposentados da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp) e a agente de polícia Arlete Donzeli Pereira, conhecida por ser a primeira mulher a fazer parte do Grupo de Operações Especiais.

Grupo ganhou mais duas integrantes: Ritta Paim e Arlete Donzeli
Grupo ganhou mais duas integrantes: Ritta Paim e Arlete Donzeli

A visita aconteceu no apartamento em que o policial civil aposentado mora com a esposa. Recebido com muita felicidade, o grupo ouviu, durante a manhã de quinta, uma série de histórias que marcaram a vida de Assis – ao longo dos 78 anos de idade.

TRAJETÓRIA

Nascido em Crateús, no Ceará, em setembro de 1938, Assis é filho do sr. Francisco e de dona Maria Altina chegou a Brasília em meados de 1969. O aposentado já morou no Núcleo Bandeirante e no Guará, onde reside até hoje e de onde foi um dos primeiros moradores.

Visita ao aposentado Assis Machado - Paulo Cabral (121)
Assis também recebeu um diploma do Sinpol-DF em homenagem pelos serviços prestados, além de um boton do Sindicato

Ele contou que começou a trajetória como agente de polícia ainda na Guarda Especial de Brasília (GEB) até ir para a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), onde passou por quase todas as unidades – quando se aposentou, Assis era lotado no Departamento de Polícia Especializada (DPE).

Rodeado de livros, diz ser amante da boa literatura – entre elas, a de cordel. Isso ficou ainda mais nítido pela quantidade de livros na mobília da sala. Ele se mostrou um leitor crítico de grandes obras, com opinião formada sobre certos temas religiosos. Assis também demonstra e classifica o livro “O melhor negócio é casar” como “um dos melhores que já leu”.

O aposentado também disse que, no fim deste ano, fará um cruzeiro marítimo e da esposa– este foi um pedido da própria companheira e da filha.

Na oportunidade, o grupo informou acerca das atividades desenvolvidas no Sinpolzinho e reiterou o convite para que ele participe, a fim de reencontrar os amigos. Assis comentou que foi um dos primeiros a fazer a declaração de Imposto de Renda (IR) na sede da entidade, na Asa Norte e se mostrou grato pelos serviços oferecidos pelo sindicato na sede de Taguatinga.

Sobre a visita do ‘Sinpol em Casa’, parabenizou seus idealizadores, afirmando que “é uma ideia muito boa”. Em reconhecimento à dedicação com que exerceu seu trabalho durante décadas na instituição policial, ao fim do encontro,Assis recebeu, das mãos de Rita e Arlete, o diploma e o boton do Sinpol-DF, que têm sido entregues a todos os aposentados visitados.

Outros policiais que queiram integrar o grupo de visitantes são bem-vindos. Para isso, basta entrar em contato com o Sinpolzinho pelo telefone 3352-6429 ou ir pessoalmente até a unidade, localizada em Taguatinga Norte – QNA 03, Casa 02.

LOGO-DO-SINPOL-e1449872500638

JUNTOS SOMOS FORTES!
O Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 99 197 197! Saiba mais.

Filiação