convite-aposentados
Convite para a solenidade deste ano foi enviado por correio (Foto: Divulgação)

A diretoria do Sinpol-DF, por meio desta nota, deseja prestar esclarecimentos acerca dos convidados para Sessão Solene em Homenagem aos Policiais Civis Aposentados. O evento ocorreu na última terça, 7, e foi promovido por meio de parceria entre o sindicato e o gabinete do deputado distrital Cláudio Abrantes (Rede-DF).

Essa é a segunda vez que a atual gestão realiza um evento com esse foco, por achar mais do que justa toda e qualquer iniciativa de reconhecimento ao trabalho prestado pelos colegas aposentados. E assim será enquanto a gestão atual estiver no Sinpol-DF.

O formato adotado para a cerimônia deste ano seguiu o parâmetro do ano passado: à época, foram convidados para a homenagem todos os policiais civis, independentemente do cargo, que se aposentaram entre os meses de janeiro de 2014 a março de 2015.

Foram impressos e assinados, um por um, o certificado de homenagem deste sindicato a todos os aposentados, embora nem todos os que foram convidados tenham comparecido àquela sessão, que ocorreu no dia 16 de abril do ano passado.

Desde então, o sindicato tem convidado os policiais que não receberam a retirá-lo, pessoalmente, no Sinpol de Taguatinga, mas procura não foi satisfatória e a diretoria pretende fazer outras solenidades para que todos os aposentados do período possam receber a sua homenagem.

Para este ano, o sindicato empenhou esforços em convidar todos os policiais que se aposentaram no período entre abril a dezembro de 2015.

oficio-sessao-dos-aposentados
Ofício só foi respondido pela Direção Geral dia 1º de março

Para garantir que ninguém ficasse de fora, enviamos uma solicitação à Direção Geral da Polícia Civil em 7 de janeiro requerendo a lista oficial com os nomes de todos. A resposta da Direção Geral chegou apenas no dia 4 de março no Sinpol-DF, ou seja, três dias antes da solenidade.

A demora na resposta levou o sindicato a trabalhar em outra frente: montamos uma equipe dedicada a fazer esse mesmo levantamento por consulta ao Diário Oficial do DF. Isso foi necessário porque a lista deveria ser encaminhada à Câmara Legistativa do DF dentro do prazo legal para aprovação das moções de louvor: três sessões anteriores à data do evento.

Munidos dessa lista, pesquisada pelo Sinpol-DF no DODF, entramos em contato com todos os nomes levantados para fazer o convite. Além da ligação por telefone, enviamos um convite impresso por correio.

Não foi possível estabelecer contato com todos, pois, como sempre reiteramos em nossos comunicados, é preciso que os policiais filiados mantenham os dados cadastrais atualizados (endereço da residência, e-mail e telefones, sobretudo). Além dos convites, enviamos a nossa revista e outros tipos de comunicado a fim de reforçar a comunicação que já trabalhamos em outras ferramentas: site, e-mail e mídias sociais (em breve, teremos mais uma: o WhatsApp Institucional).

Submetemos à CLDF, portanto, a lista levantada pelos funcionários do sindicato. Na bela e emocionante solenidade realizada na terça, foram entregues as moções de louvor e diplomas a todos os policiais civis aposentados presentes (cerca de 120 policiais). Nem todos os convidados – 310 policiais – compareceram.

Acreditamos que os ausentes podem não ter ido por alguns motivos que vão desde razões meramente pessoais à essa deficiência no contato motivada por dados cadastrais não atualizados. Pode, ainda, não ter entrado na lista cujo levantamento foi feio pela leitura das edições do Diário oficial.

Lamentamos profundamente que, por alguma falha não intencional, algum policial aposentado no ano de 2015 tenha ficado de fora da solenidade. Nós sempre deixamos muito claro a importância dos aposentados para a luta sindical. Eles estão em todas as nossas reivindicações e nós não negociaremos qualquer pauta que eles não sejam contemplados.

Nossa homenagem por meio do certificado, embora simples, será entregue a todos: os aposentados do último ano, do ano passado e dos anos anteriores à nossa gestão. Vamos nos mobilizar para que cada um receba, seja pessoalmente, em alguma solenidade ou em alguma visita que possamos vir a fazer a cada um em sua residência.

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação