Entrega de brinquedos na Creche Tia Ilda - Paulo Cabral (262)
Instituição escolhida pelo sindicato atende a 80 crianças no Varjão (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

O clima natalino tomou conta do Sinpol-DF nesta quinta, 17. A instituição distribuiu alegria para mais de 80 crianças do Centro Social Tia Ilda, localizado no Varjão, graças a solidariedade dos policiais civis do DF.

A iniciativa é fruto da campanha “Policial solidário, Criança Feliz” que, durante dois meses, estimulou a arrecadação de brinquedos nas unidades de trabalho.

Inicialmente prevista para ocorrer em outubro, a ação acabou sendo prorrogada para aumentar o número de doações. A medida foi acertada e o espírito de solidariedade dos policiais civis contribuiu para uma tarde de muita alegria.

Veja vídeo da TV Sinpol-DF:

O Centro Social escolhido pelo sindicato sobrevive de doações da comunidade e recebe as crianças no turno contrário ao da escola. Conhecida apenas como “Tia Ilda”, a criadora e mantedora do local, Ilda Julião, não escondeu sua felicidade diante da ação social realizada.

Entrega de brinquedos na Creche Tia Ilda - Paulo Cabral (250)
Brinquedos foram doados pelos policiais civis após campanha do sindicato

“Foi uma das maiores alegrias que já tive. Fico honrada por saber que os policiais civis se mobilizaram para nos ajudar. Eu falei para todo mundo que iria vir um Papai Noel policial entregar presentes”, afirma Ilda.

PAPAI NOEL

O “Papai Noel policial” citado é o diretor de Planejamento e Administração do Sinpol-DF, Marco Campos, o Marcão. Ele se prontificou a usar a fantasia do velhinho, tendo como intuito interagir e distribuir todos os brinquedos arrecadados para as crianças.

Os presentes foram entregues um a um aos seus respectivos destinatários. “Estou sentindo muita gratidão. Esse tipo de ação renova as energias. É muito bom fazer algo pelas crianças. O sorriso de cada uma é a maior recompensa que se pode receber quando se trabalha por elas”, relembra Marcão.

A primeira secretária do Sinpol-DF, Celma Lima, uma das responsáveis pela iniciativa, destacou a contribuição dos policiais civis para a ação.

“É realmente um privilégio poder ver a alegria no rosto de cada criança ao receber os presentes das mãos do Papai Noel e a alegria é ainda maior em saber que todos os presentes foram doados pelos Policiais Civis do DF que dispuseram em ajudar a realizarmos essa festa”, diz.

Entrega de brinquedos na Creche Tia Ilda - Paulo Cabral (103)
Diretor do Sinpol-DF, Marco Campos se vestiu de Papai Noel para promover a alegria das crianças

Além da entrega de presentes novos, o Sinpol-DF providenciou o lanche de toda a garotada e doou os brinquedos usados para a montar a brinquedoteca da instituição, que corria o risco de ser fechada por falta de ter esse espaço exigido pela fiscalização.

PRESENTES E LANCHE

Enquanto comia um pedaço de pizza, o menino Pedro Souza demonstrou alegria com a tarde de diversão. “Estou muito feliz com o boneco que recebi. O lanche está delicioso. Já comi pipoca, cachorro quente, picolé e refrigerante”, afirma.

José Wesley, outro dos meninos presenteado, comemorou o presente antecipado. “Gosto muito do Natal e de todas essas comemorações. Eu fiquei muito feliz em receber a visita do Papai Noel hoje”, diz.

A menina Deusimar Carvalho também ficou encantada com a tarde de festa. “Meu presente é tão legal que eu só vou abrir quando chegar em casa”, destaca.

Entrega de brinquedos na Creche Tia Ilda - Paulo Cabral (246)
Além da entrega de brinquedos, as crianças tiveram um lanche oferecido pelo Sinpol-DF

Cozinheira há cinco anos no Centro Social, Iva Mesquita expressa seu reconhecimento. “A visita do sindicato foi ótima, pois tem crianças que não vão ganhar nada de Natal porque os pais não têm condições de comprar algo”, lembra.

HISTÓRIA

O Centro Social Tia Ilda está perto de completar 15 anos de existência. Desde sua fundação são realizadas atividades voltadas para as crianças carentes, como bazar e festas beneficentes.

Após ser abandonada pelo companheiro, Ilda Julião opta por dedicar o seu tempo em cuidar e educar crianças. No começo, havia apenas três crianças da vizinhança. Os cuidados eram realizados em um barraco de madeirite.

A atual estrutura de concreto é consequência de doações da comunidade e matérias veiculadas em grandes jornais. Hoje em dia, llda é responsável por 84 crianças vindas do Varjão, Paranoá, Itapoã, São Sebastião e duas do Haiti.

“Aqui é um lugar de troca de amor. Você ganha e compartilhar amor. Eu posso sair daqui dez vezes durante o dia, mas toda vez que eu voltar serei recebida com dez abraços calorosos”, afirma Ilda.

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação