Votacao PL 91no Plenario do Senado - Paulo Cabral (340)
Policiais civis atenderam ao chamado do Sinpol-DF e estiveram no Plenário nos últimos dois dias (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

O dia 11 de novembro de 2015 ficará marcado na história dos policiais civis do Distrito Federal: é a data em que a categoria conseguiu aprovar no Senado Federal o reconhecimento como uma carreira de nível superior.

Isso se deu graças à aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 91/15 no Plenário da Casa.

Desde a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) daquela casa no dia 21 de outubro, quando a proposta foi aprovada e seguiu em regime de urgência para o Plenário, havia grande expectativa por esse momento.

Desde então, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) começou um trabalho ininterrupto, em todos os gabinetes, em busca de apoio dos senadores para aprovação do PLC, que logo foi incluído na pauta.

Convocados pelo Sinpol-DF, os policiais realizaram um verdadeiro plantão na última terça, 10, e nesta quarta, 11, lotando as galerias do Plenário a fim de demonstrar para os parlamentares a importância desse pleito para a categoria.

Assista ao momento da votação:

Votacao PL 91no Plenario do Senado - Paulo Cabral (343)
Aprovação do nível superior foi comemorada pela categoria ainda no Senado

O presidente do sindicato, Rodrigo Franco, comemorou a aprovação afirmando que ela representa mais uma vitória dos policiais civis. “Hoje, a carreira de policial civil do Distrito Federal é de nível superior. É uma vitória de toda a categoria. Muita gente trabalhou para que isso acontecesse. Agora, só falta a sanção presidencial”, afirma.

Gaúcho lembrou, ainda, do empenho dos senadores Vicentinho Alves (PR-TO) cuja atuação resultou na inclusão do projeto na pauta de votação; do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que foi o relator do PLC na CCJ, e do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) que, inclusive, recebeu a diretoria no gabinete dele.

Como o projeto é de autoria da própria Presidência da República, não deve demorar para que ele seja sancionado pela presidente Dilma Rousseff. A expectativa é de que isso ocorra em até quinze dias úteis.

Votacao PL 91no Plenario do Senado - Paulo Cabral (336)
Presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho, ressaltou que essa é uma vitória de todos


VOTAÇÃO

A presença dos policiais civis na sessão foi preponderante para a aprovação do PLC. Ainda no início da Ordem do Dia, o senador José Antônio Reguffe (PDT-DF) solicitou a inversão da pauta para agilizar a votação – ele havia feito o mesmo na terça, 10.

Ex-governador do DF, Cristovam Buarque (PDT-DF) conclamou os colegas a votar justificando o excelente serviço prestado pelos policiais civis. “Fui governador do DF, tenho maior orgulho da Polícia Civil do DF, que sempre prestou um excelente serviço. Fico tranquilo que a presidente Dilma Rousseff vai sancionar a proposta porque há um acordo costurado para isso”, destaca.

Em seguida, a solicitação ao presidente do Senado, Renan Calheiros, foi reforçada por Hélio José (PSD-DF) e Humberto Costa (PT-PE).

Votacao PL 91no Plenario do Senado - Paulo Cabral (298)
Reguffe pediu a inversão de pauta e parabenizou os policiais civis pela aprovação

Hélio leu a carta enviada pelo Sinpol/DF a todos os senadores. “É um projeto que corrige uma questão histórica, não tem impacto financeiro, valoriza a categoria e é de iniciativa da Presidência da República”, justifica.

O senador Raymundo Lira (PMDB-PB) também se manifestou favorável à aprovação. “Há quase 30 anos também moro em Brasília e sou testemunha de que a Polícia Civil do Distrito Federal é de primeira qualidade e primeiro mundo. Essa regulamentação dará segurança de que essa polícia continuará sendo de primeiro mundo”, acrescenta.

Cassio Cunha Lima (PSDB-PB) fez coro aos colegas. “É uma matéria sem controvérsia. Na prática, traz o reconhecimento da realidade. A posição do PSDB é favorável”, acrescenta.

APOIO
Após a votação, Reguffe parabenizou os policiais civis. “É uma vitória de toda a população que é a beneficiária final de uma segurança pública de qualidade”, reforça.

Votacao PL 91no Plenario do Senado - Paulo Cabral (335)
Votação do PLC foi unânime entre os senadores

O senador José Pimentel (PT-CE) lembrou o acordo firmado para aprovação da matéria, mencionando quando, em 2014, os policiais civis do DF tentaram ser incluídos na votação do nível superior para a Polícia Federal. “Não foi possível atender à demanda naquela época, mas, agora, estamos tornando-a realidade”, pondera.

“Quero saudar a todos os policiais que contribuem tanto para a segurança pública do Distrito Federal, onde trabalham muitos goianos”, completa Ronaldo Caiado (DEM-GO).

“Tenho certeza que essa medida melhorará ainda mais a segurança da população do Distrito Federal”, ressalta Aécio Neves (PSDB-MG).

Para Telmário Mota (PDT-RR), o Senado Federal “fez justiça”. “Nunca é tarde para se fazer o reparo daquilo que é justo. Nesse momento, estamos fazendo mais que uma obrigação, reconhecendo esses profissionais com esse direito. Eles vão sair daqui com o coração mais leve e mais feliz”, diz.

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação