14072015-GT Redefinicao das atribuicoes  (5)
Documento final deve ser transformado em lei para dar mais segurança à categoria (Fotos: Paulo Cabral/Arquivo Sinpol-DF)

Foram retomadas nesta terça, 6, as reuniões do Grupo de Trabalho (GT) para redefinição das atribuições da carreira da Polícia Civil do DF (PCDF). As atividades haviam sido suspensas por causa da greve deflagrada pelos policiais civis no início do mês passado.

Além de retomar as discussões, o encontro desta terça, entre representantes da diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) e da PCDF, traçou um novo cronograma para definir as atribuições dos cargos.

Veja abaixo:

• 06/10 – Escrivães de Policia
• 08/10 – Agentes de Polícia
• 29/10 – Agente Policial de Custódia
• 05/11 – Perito Criminal
• 10/11 – Papiloscopista Policial
• 19/11 – Reunião Geral

A redefinição das atribuições é uma reivindicação antiga da categoria e uma das principais bandeiras de luta do Sinpol-DF no caminho em direção à valorização do policial civil.

Ela é necessária porque muitas das atividades que os policiais civis do DF exercem na prática, são diferentes do que está previsto no Regimento Interno da PCDF.

Em cada uma dessas reuniões será apresentada uma proposta desenhada pelo sindicato em parceria com a categoria. Cada uma delas será analisada e discutida entre os integrantes do GT para que se defina o melhor formato.

Foram realizados dois ciclos de debate com os policiais: um no ano passado e outro neste ano. Todas as categorias foram convocadas a participar.

O objetivo é que ao fim do GT, o documento produzido com todas essas atribuições seja transformado em uma Lei Federal, o que dará mais segurança à categoria.

“O que estamos discutindo resultará na atualização e modernização das atribuições da carreira de policial civil do DF, o que tende a valorizar o nosso trabalho. Hoje, as atribuições não correspondem à realidade, pois desenvolvemos atividades complexas. A gente quer transportar o que está na prática para a normatização, para a forma legal”, explica o presidente do Sinpol-DF Rodrigo Franco, o Gaúcho.

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação