Curso de informática (Foto: Paulo Cabral/Sinpol-DF)
Sinpolzinho já conta com duas turmas do curso de informática (Foto: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

A unidade do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) em Taguatinga, o Sinpolzinho, iniciou, no dia 13 deste mês de outubro, as aulas do curso de Informática.

São duas turmas voltadas a aposentados, pensionistas e policiais da ativa. A iniciativa visa promover a inclusão digital desse público-alvo, além de fazê-los retomar o convívio com os colegas.

Pelos depoimentos dos alunos, esse objetivo já vem sendo alcançado. É o que diz Francisco Madeira, agente de polícia aposentado. Ele destaca o reencontro com os amigos como um dos estímulos a participar das aulas.

“Já me sinto muito satisfeito com esses reencontros. Não via muitos desses meus amigos há tempos”, relata.

Ronan Coelho, escrivão aposentado, diz que decidiu fazer o curso porque deseja ficar mais familiarizado com a internet, pois os netos “dão um banho” nele. “Sou muito leigo quando o assunto é informática. O curso vai me servir para adquirir conhecimento e também para me manter atualizado”, relata.

Dilma Maria, também agente de polícia aposentada, elogia o professor pelo trabalho. “Estou gostando muito do curso. Essa é uma ótima oportunidade de conhecimento e atualização do mundo virtual”, explica.

“Costinha”, que atuou oito anos na Academia de Polícia, é o professor do curso, realizado nas manhãs de terça e quinta
“Costinha”, que atuou oito anos na Academia de Polícia, é o professor do curso, realizado nas manhãs de terça e quinta

APRENDIZADO E REENCONTRO

O curso é ministrado pelo agente de polícia aposentado João Machado Costa, mais conhecido como “Costinha”. O nome dele foi considerado por causa da experiência em cursos nessa área na Academia da Polícia Civil do DF, há oito anos.

Costinha, professor das duas turmas, explica que a intenção do curso é, justamente, aliar o aprendizado a essa oportunidade de reencontro e convívio que os aposentados acabam perdendo ao deixar o trabalho.

“Muitos deles têm computador em casa, mas os filhos ou netos não tem paciência para ensinar. Aqui, vamos mostrar até mesmo coisas básicas, como ligar o computador, pois muitos nem possuem essa base”, acrescenta.

Costinha informa que o curso de Informática oferecido pelo Sinpolzinho, tem mais um diferencial: “vamos ensiná-los a usar smartphones e os aplicativos, como Whatsapp”, avisa.

As aulas ocorrem às terças e quintas, das 8h30 às 10h na primeira turma e das 10h30 às 12h na segunda. Os interessados em participar das próximas, devem ligar no Sinpolzinho – pelo telefone (61) 3352-6429 – e colocar o nome no cadastro de reserva para futuras turmas.

Três turmas de inglês também têm aulas na unidade do Sinpol-DF Taguatinga
Três turmas de inglês também têm aulas na unidade do Sinpol-DF em Taguatinga

ACOLHIMENTO

Rodrigo Franco, o Gaúcho, presidente do Sinpol-DF, diz que esse é mais um dos projetos que o sindicato, por meio da Diretoria de Aposentados e Pensionistas, tem desenvolvido em prol desse público.

O objetivo de todas essas iniciativas, que começaram com a mudança do Sinpolzinho para um espaço maior, é fomentar o conhecimento, a interação e despertar o interesse do policial de se integrar mais ao sindicato.

“Nós estamos aqui para acolher a todos. Não é porque se aposentou que tem que ficar em casa, afastado dos colegas. Os aposentados também são a razão de ser do Sinpol-DF e estão incluídos em todas as nossas lutas”, assegura Gaúcho.

O presidente reforça que toda a estrutura do Sinpolzinho foi pensada para esses filiados. Além dos cursos e das opções culturais e de diversão, a unidade de Taguatinga também passou a oferecer atendimento Jurídico. “Essa assistência, mais que um direito, é uma maneira de manifestar o nosso reconhecimento aos serviços que cada um dos aposentados prestou à sociedade por meio da Polícia Civil”, afirma.

“O curso de Informática é apenas um dos projetos que a Diretoria de Aposentados está trazendo para a categoria. Tem como objetivo fomentar o conhecimento, a interação e despertar o interesse do policial de vir ao Sinpol-DF, onde também poderá saber o que está acontecendo quanto às nossas reivindicações e participar mais ativamente das nossas lutas de classe”, ressalta.

Madalena Reis, conselheira fiscal do Sinpol-DF e idealizadora dos projetos desenvolvidos no Sinpolzinho junto ao diretor Robson Lima, descreve a felicidade com a resposta positiva dos filiados com a iniciativa.

“O curso não serve apenas para ajudar na formação deles, mas também para promover o reencontro dos policiais tanto aposentados, quanto os que estão na ativa. Vemos entre uma turma e outra muitos encontros e abraços dados. Estamos felizes em presenciar esses acontecimentos dentro da nossa casa, pois o sindicato é de todos e estamos trabalhando para isso”, afirma.

OUTROS PROJETOS

Confraternizações,
O espaço também está disponível aos filiados para a realização de festas e confraternizações nos fins de semana

Além de Informática, o Sinpolzinho oferece curso de Inglês e aulas de pilates. Em breve também serão oferecidas sessões de cinema.

Além disso, o espaço conta com uma galeria onde serão expostas obras de arte produzidas por policiais que também se dedicam às artes plásticas e uma área com churrasqueira que pode ser reservada por qualquer filiado e utilizada para festas inclusive nos finais de semana.

LOGO-DO-SINPOL-300x294JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação