Ato simbólico está inserido dentro das manifestações da greve, iniciada há mais de duas semanas (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)
Ato simbólico está inserido dentro das manifestações da greve, iniciada há mais de duas semanas (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Em greve há mais de duas semanas, os policiais civis do Distrito Federal decidiram exercer, de forma literal, o dever de dar o sangue pela sociedade. Nesta quarta, 16, o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) reuniu um grupo de voluntários para doar sangue na Fundação Hemocentro, em Brasília.

Cerca de 100 policiais civis participaram do ato solidário. A ideia surgiu em uma reunião entre representantes sindicais e a diretoria do Sinpol-DF, que enviou a Tesoureira do sindicato, Elcimar Nunes, ao Hemocentro para articular a ação.

“É mais uma das ações que a gente vem realizando durante a greve, a fim de mostrar que todos os dias os policiais dão o sangue para ajudar a sociedade e, hoje, fizemos isso de maneira literal”, explica Elcimar.

Cerca de 100 policiais civis do DF inscreveram-se para a doação de sangue coletiva
Cerca de 100 policiais civis do DF inscreveram-se para a doação de sangue coletiva

Os policiais civis que participaram do ato também vislumbraram naquela metáfora a oportunidade de manifestar-se politicamente exercendo, também, a solidariedade. “Estamos aqui confirmando o que já fazemos no nosso dia-a-dia: doar o sangue pela sociedade”, assevera a agente de polícia Juliana Salvador, que é doadora regular.

“Acredito que mais do que um ato político, o mais importante é ajudar o próximo. Nós já fazemos isso durante o nosso trabalho, então não havia porque não fazer hoje”, afirma o escrivão Éder Malagó.

O agente de polícia Everton Luis, também doador regular, considera que o ato desta quarta reforça o papel de cada policial enquanto cidadão. “A doação de sangue salva vidas, assim como é a nossa missão no trabalho. É uma atitude importante não só hoje, mas que precisa ser feita de maneira contínua por todos”, assegura.

16º Dia de Greve -  Doacao sangue  Hemocentro - Paulo Cabral (65)
Manifestação ajuda a disseminar cultura da doação de sangue no DF, segundo Kelly Barbi

“É importante frisar que todos os dias nós, policiais civis do Distrito Federal, temos doado o sangue, o suor e avida para combater a criminalidade, mas não temos recebido uma contrapartida dos governantes”, acrescenta Rodrigo Franco, o Gaúcho, presidente do Sinpol-DF, que compareceu ao ato para agradecer a participação dos colegas.

SOLIDARIEDADE

Kelly Barbi, chefe de Captação de Doadores da Fundação Hemocentro, elogiou a iniciativa dos policiais civis do DF. Para ela, escolher a doação de sangue como um ato de manifestação ajuda a disseminar a importância dessa atitude para toda a população.

“A gente entende que a importância da doação de sangue é reconhecida. No caso dos policiais civis, eles pensaram não apenas na visibilidade à categoria, mas pelo lado da solidariedade e do altruísmo. Para nós, isso ajuda a disseminar a cultura da doação de sangue no Distrito Federal”, avalia.

LOGO-DO-SINPOL-300x294

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação