ASSEMBLEIA
Sindicalizados poderão fazer sugestões à proposta do novo Estatuto Social do Sinpol-DF durante a assembleia (Foto: Arquivo Sinpol-DF)

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) convoca a categoria para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na terça-feira, 25 de agosto, às 14h, no Auditório do IESB, em Brasília.

O IESB está localizado no SGAS, Quadra 613/614, Lotes 97 e 98 L2 Sul – Asa Sul, Brasília.

Na pauta da AGE, está a aprovação da proposta do novo Estatuto Social do sindicato, a lei máxima que o rege.

A reforma foi realizada nos últimos dez meses por uma comissão montada exclusivamente para esse fim. A mudança foi necessária para atualizar algumas normas e institucionalizar outras. O objetivo maior é melhorar atuação do Sinpol-DF na esfera pública e no alinhamento das ações sindicais com os anseios da categoria.

Leia mais: Nota de esclarecimento sobre a proposta do novo estatuto

MUDANÇAS

SELECIONADA - 02072015-reuniao reforma do estatuto (14)
Comissão criada após aprovação em assembleia trabalhou em nova proposta durante dez meses (Foto: Paulo Cabral/Arquivo Sinpol-DF)

Entre as alterações propostas, está a sugestão de criação do Fundo de Mobilização e Greve, que serviria para arcar com despesas inerentes às mobilizações e paralisações, bem como possíveis multas judiciais decorrentes de greves.

Outro item diz respeito à incompatibilidade das diretorias do sindicato com cargos políticos. Com isso, a posse nessas funções desencadeia a saída do diretor do sindicato.

A proposta da comissão sugere, ainda, que para concorrer às eleições, tanto distritais quanto federais, será necessário que o integrante da diretoria se licencie do posto no Sinpol-DF.

Também há regras que sugerem um modelo de regulamentação para as despesas de alimentação, combustível e outras que se realizarem em razão do trabalho da Diretoria pelo Sinpol-DF.

Há previsão, ainda, de reduzir o número de integrantes da diretoria de 27 para 18, a partir das próximas eleições – que podem ganhar um mês fixo para ocorrerem: março.

O novo estatuto também estabelece a independência do Conselho Fiscal – que poderá ser eleito mesmo que seja de uma chapa diferente da escolhida para estar à frente da Diretoria. E, sendo aprovado pela categoria, ficará definido ainda o limite de dois mandatos consecutivos, com as gestões podendo ser reeleitas uma única vez.

A comissão que trabalhou em cima desse documento nos últimos dez meses é formada por diretores do sindicato e representantes sindicais.

PARTICIPAÇÃO

Desde o dia 27 de julho, a proposta final desenhada pela comissão está disponível para consulta dos filiados, a fim de que qualquer um deles possa fazer, por meio de um formulário específico (que também será distribuído no dia da assembleia), sugestões à versão que será deliberada junto à categoria.

LOGO-DO-SINPOL-300x294

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação