Sempre que viaja, Lívia pesquisa receitas para testar com os filhos e amigos (Fotos: Arquivo Pessoal)
Sempre que viaja, Lívia pesquisa receitas para testar com os filhos e amigos (Fotos: Arquivo Pessoal)

Antes de se aposentar, Lívia Márcia Cordeiro, 51, planejava viajar pelo mundo o máximo que pudesse. Além disso, queria se dedicar mais aos filhos, já que durante os anos em que esteve na Polícia Civil do DF (PCDF), a papiloscopista não teve tantas oportunidades de estar com eles quanto gostaria.

As crianças estudavam no turno contrário ao que ela trabalhava e, durante a noite, adiantavam os trabalhos de escola e faculdade.

No fim de 2014, quando se aposentou, a aposentada conseguiu atingir dois objetivos de vez através da descoberta da culinária. Desenvolveu um novo talento e pode partilhar mais momentos com a família.

“Meus filhos queriam comer coisas diferentes, mas eu nunca gostei de cozinhar. Eles elogiavam a comida da avó, mas não podiam falar que gostavam da comida da mãe, então resolvi pesquisar e aprender pratos novos”, relata.

Em pouco tempo, Lívia conseguiu se aproximar ainda mais e a relação com os filhos melhorou muito, ultrapassando os limites da mesa. “Sempre fomos muito amigos, mas nos tornamos parceiros inseparáveis. Viajamos, vamos a shows e baladas juntos, e os amigos dos meus filhos comentam o quanto sou jovem e animada”, diz.

Depois da aposentadoria, ela diz que a relação com os filhos melhorou
Depois da aposentadoria, a relação com os filhos melhorou; Lívia costuma ir às festas com as filhas Flávia e Valéria

E se antes não aprovavam o sabor dos pratos, hoje, Tiago, 22, Flávia, 20, e Valéria, 18, se orgulham dos dotes da mãe. “No começo eles reclamavam, mas depois fui melhorando, pesquisando mais e tomando paixão pela coisa”, conta Lívia, que toda semana tenta uma receita nova.

Mas não só os filhos se beneficiam do talento da mãe. Os amigos, muitos feitos na PCDF, e outros colegas de infância, comparecem aos encontros na casa da chef iniciante, que costuma tirar foto dos pratos e compartilhar no Facebook. Entre as receitas que mais gosta de fazer estão lasanha, macarronada, brusqueta de calabresa e sushi, que Lívia encara como uma verdadeira terapia.

QUALIDADE DE VIDA

A aposentada ainda pretende viajar o mundo, mas agora tem objetivos um pouco diferentes. “Adoro viajar para aprender novos pratos e conhecer a cultura dos países. Gosto de comer bem e trazer receitas diferentes”, conta Lívia, que, em breve, planeja fazer um tour pelo Caribe.

Além de cozinhar e viajar, Lívia se diverte cuidando da saúde. Antes de se aposentar, ela já tinha o hábito de fazer caminhadas; agora, pode intensificar o ritmo. Às vezes, a aposentada caminha duas vezes por dia. “A aposentadoria me trouxe mais qualidade de vida sob vários aspectos”, comenta.

A papiloscopista aposentada diz que tomou paixão pela culinária
A papiloscopista aposentada diz que tomou paixão pela culinária

Mesmo vivendo um momento especial, sentir saudade da profissão e dos colegas é inevitável. Por muitos anos Lívia trabalhou em postos de identificação das cidades satélites, e sente falta da proximidade com o público. “Amava a minha profissão porque me permitia trabalhar perto da população, escutar as histórias das pessoas, e poder ajuda-las de alguma forma”, lembra.

Além disso, trabalhando nos postos, Lívia estava mais próxima dos colegas e pode estabelecer laços mais fortes. Ela mantém contato com os amigos policiais até hoje pelas redes sociais e através das festas que faz em casa. “Fico feliz de não ter perdido o vínculo com essas pessoas, mesmo depois de me aposentar. Sei que isso não acontece com todo mundo”, destaca.

“Aposentados” é uma seção do site do Sinpol-DF com o objetivo de compartilhar as histórias dos colegas que não estão mais na atividade policial.

Filiação