IMG_6137
PL 8078/14 avança também na CCJC (Fotos: Paulo Cabral – Sinpol/DF)

Avançando mais uma etapa rumo à sanção presidencial, o PL 8078/14, que reconhece a carreira da Polícia Civil como de nível superior, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJC) na tarde desta terça-feira, 19.

O deputado relator, Laerte Bessa (PSC-DF), solicitou uma inversão de pauta para que o projeto fosse apreciado logo no início da deliberação, de forma que os policiais que acompanhavam a votação não tivessem que esperar muito.

O presidente do Sinpol, Rodrigo Franco, apesar de destacar que a conquista deve ser comemorada, lembra que a luta continua. “Hoje é um dia de vitória. Demos mais um passo em favor do nosso reconhecimento de nível superior e o projeto está pronto para ser votado em plenário. Nós estamos conversando com todos os líderes para começar logo a votação. Existem alguns projetos trancando a pauta, mas já estamos trabalhando nisso e vamos até o fim”, disse.

Diretores do Sinpol também acompanharam a votação
Diretores do Sinpol e policiais acompanharam a votação

Confiante, Bessa enfatizou a importância da votação na reta final da fase de comissões. “O relatório hoje apresentado prova a constitucionalidade do projeto, e daqui vai direto para o plenário, onde já tramita em regime de urgência, ou seja, estamos bem perto de um desfecho favorável”, disse.

Membro da Comissão, a deputada Erika Kokay (PT-DF) chamou atenção para o fato de que o projeto, de origem do executivo, garante isonomia da Polícia Civil em relação à Polícia Federal, que já incorporou o nível superior na Lei. “A PCDF já exige o nível superior para o seu concurso, entretanto, essa condição é ignorada do ponto de vista das atribuições e estruturas. Nós estamos falando de uma polícia altamente especializada e requisitada que pode ser equiparada à Polícia Federal”, lembrou.

Atendendo ao chamado do sindicato, muitos policiais foram à Comissão

Além disso, a deputada fez questão de enfatizar que a conquista dos policiais significa, em última instância, um bem maior para a sociedade. “Fazer justiça para a polícia do Distrito Federal é também fazer justiça para a população do DF, para a qualidade de sua atuação”, disse.

Um dos policiais que acompanhou a votação de perto, Ralph Willians, agente de polícia lotado na 3ª DP, diz que sempre atende aos chamados do sindicato e que a participação da categoria é fundamental para a conquista das demandas. “É importante que todos venham para fazer pressão junto aos parlamentares. Quando eles percebem que a categoria está unida, reagem. Isso faz diferença”, falou.

 

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

 

Filiação