Os 27 deputados votaram a favor do PL (Fotos: Ascom/Sinpol-DF)
Os 27 deputados votaram a favor do PL que reconhece o nível superior na carreira da PCDF (Fotos: Ascom/Sinpol-DF)

Em votação na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), o PL 8078/14, que garante o nível superior para a carreira da Polícia Civil foi aprovado por unanimidade e sem emendas. A matéria foi o primeiro item da pauta a ser votado na tarde desta quarta-feira, 13, a partir da leitura de voto do deputado Laerte Bessa (PSC-DF), relator do projeto na Comissão.

Bessa defendeu a aprovação da medida com base no argumento de que o nível superior não representa nenhuma inovação jurídica, mas o reconhecimento de uma situação preexistente, que representa muitos ganhos para os policiais.

“Tal medida trará aos servidores policiais civis do Distrito Federal elementos importantes para a valorização, sendo o meio capaz de elevar a autoestima e impulsionar a produtividade, em especial nessa atividade que muito depende da proatividade e iniciativa profissional”, disse o relator.

Em seguida, todos os 27 deputados presentes se posicionaram a favor do PL, destacando a importância do pleito. “Parabéns ao relator e à categoria, pois esse é um justo reconhecimento e um exemplo a ser seguido”, ressaltou o deputado Major Olímpio (PDT-SP), integrante da CSPCCO.

CATEGORIA PRESENTE

Presença dos policiais civis na sessão ajudou na aprovação, segundo Gaúcho
Presença dos policiais civis na sessão ajudou na aprovação, segundo Gaúcho, presidente do Sinpol-DF

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Rodrigo Franco, o Gaúcho, destacou o impacto que a presença dos policiais durante a votação causou na sessão. Para ele, os cerca de 50 policiais presentes ajudaram a pressionar os deputados.

“Conseguimos hoje dar um grande passo em favor do nosso reconhecimento de nível superior. Nós lotamos a Comissão de Segurança e isso foi importante porque os deputados se posicionaram”, disse.

Agora, o próximo passo é a aprovação do PL 8078 na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), cujo relator também é o deputado Laerte Bessa.

Ainda que algumas medidas que tranquem a pauta, o PL deve ser votado no plenário da Câmara antes de ser encaminhado à casa vizinha e a expectativa e trabalho do sindicato, e da categoria, é para que a aprovação definitiva chegue o quanto antes.

“Estamos trabalhando em duas frentes para que nossa luta se concretize. Gostaríamos que o deputado apresentasse o próximo relatório nessa semana, ou na próxima, e que seja votado rapidamente na CCJC”, lembrou Gaúcho.

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação