Gaúcho ressaltou necessidade de resgate do Fundo Constitucional para a Segurança Pública (Otto Peyerl/Sinpol-DF)
Gaúcho ressaltou necessidade de resgate do Fundo Constitucional para a Segurança Pública (Otto Peyerl/Sinpol-DF)

O auditório da Direção Geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi palco nesta quinta-feira, 16, de uma homenagem da Câmara Legislativa do DF (CLDF) aos profissionais fazem ou fizeram parte do quadro da instituição. A Sessão Solene foi realizada com o propósito de marcar o Dia do Policial Civil, comemorado em 21 de abril.

O evento, promovido pelo deputado distrital Dr. Michel, com o apoio do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), contou a participação de representantes do Poder Legislativo, representantes dos sindicatos e associações de classe, além de profissionais ativos e aposentados da corporação. Integrantes da comissão dos aprovados no último concurso da PCDF também marcaram presença na homenagem aos policiais civis.

De acordo com o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, “infelizmente, a realidade da polícia hoje não nos dá muito o que comemorar. Não quero aqui apontar culpados, nem problemas, mas discutir soluções. A partir desse ano, por exemplo, iremos abrir o diálogo também com a Câmara Legislativa com o propósito de resgatar a origem do Fundo Constitucional, garantindo no orçamento do Distrito Federal que o mínimo de 60% desses recursos seja destinado à Segurança Pública”, afirmou Gaúcho.

Eric Seba, diretor da PCDF, disse que os policiais devem, sim, ser melhor reconhecidos
Eric Seba, diretor da PCDF, disse que os policiais devem, sim, ser melhor reconhecidos

“Estamos aqui hoje para homenagear aqueles que, no dia a dia, realmente labutam lutando contra essa criminalidade que assola todo o Distrito Federal. Quero parabenizar a todos os policiais, principalmente os aposentados porque também deram a vida por essa polícia e a fizeram uma instituição que é motivo de orgulho para todos que a integram”, acrescentou o deputado Dr. Michel.

Assim como o deputado Bispo Renato, que ressaltou o trabalho da Polícia Civil do DF como considerado um dos melhores do Brasil, o diretor-geral da PCDF, Eric Seba, também destacou a corporação como motivo de orgulho e honra que todos aqueles que por ela passaram. “A nossa polícia tem o valor dela e deve ser melhor reconhecida sim, porque nós somos profissionais valorosos preocupados com a nossa instituição e com a segurança da sociedade”, ressaltou em discurso.

Seba afirmou ainda que “os homens e mulheres que estão aqui hoje aposentados forjaram a nossa polícia e a tornaram uma instituição forte. E essa é uma luta que devemos continuar, cobrando dos poderes instituídos que nos seja dado o valor que realmente temos”. “Nós somos primeira defesa real da sociedade. Nós somos os primeiros aplicadores da justiça, efetivamente falando. Nós somos uma casa do povo, uma casa que recepciona e protege a população”.

APOSENTADOS

Policiais da ativa e aposentados, além de representantes dos 500 aprovados compareceram
Policiais da ativa e aposentados, além de representantes dos 500 aprovados compareceram

Policiais que se aposentaram no último ano receberam uma homenagem especial. Ao fim da solenidade, eles receberam do Sinpol-DF um certificado de reconhecimento pela contribuição que deram ao longo dos anos de trabalho dedicados à Polícia Civil e dedicados à proteção da sociedade e à defesa da ordem, da justiça e da vida. “Nosso muito obrigado a todos vocês e o nosso reconhecimento pelo seu valor e a sua luta”, reconheceu o presidente do sindicato.

Para a agente de polícia aposentada Maria Ivonete, a homenagem foi um justo reconhecimento do trabalho realizado. “Apesar de ter trabalhado por mais de 30 anos na polícia, muitas vezes não nos sentíamos prestigiados. A homenagem, pra mim, foi um momento de bastante alegria porque demonstra que o muito que a gente fez pela sociedade e pela categoria está sendo reconhecido”, agradeceu.

PRESENÇAS

A solenidade contou com a participação do corregedor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado Dr. Michel; o terceiro secretário da CLDF, o deputado Bispo Renato; o diretor geral da Polícia Civil do DF, Erick Seba; o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal, Rodrigo Franco e do presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal, Benito Tiezzi.

Também compuseram a mesa os presidentes das associações, incluindo Rodrigo Menezes, da Asbrapp; Alexandre de Oliveira, da AAPC; Agnaldo Machado, da Aesp; Francisco Pereira, da Agepol, além de Otoval Mesquita Júnior, representante da AAGPC.

LOGO DO SINPOL

 

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação