Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No dia 18 de março, no restaurante Fausto & Manoel do Sudoeste, ocorre o lançamento do livro “Os Bastidores do Crime” que conta com o apoio do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF).

O livro é uma coletânea com contos policiais de 30 autores de todo o país – onze deles são policiais do DF; dez, são da Polícia Civil. A escolha dos textos que compõem o livro foi realizada mediante um concurso.

A obra é organizada por Daniel Barros e Zélia de Oliveira. Daniel, que já publicou duas outras obras com temática policial, explica que os contos são únicos pois absorvem elementos da vida cotidiana do policial.

“São histórias que fogem do clássico da literatura policial, mas que ainda assim estão dentro do estilo noir, e passam, inclusive, pelo estilo cômico”, relata.

Segundo Daniel, o livro não apenas expõe boas histórias, como mostra o talento da categoria policial, nem sempre claro para a sociedade civil. “As pessoas acreditam que os policiais são diferentes, mas somos pessoas normais, que gostam de literatura e arte como todas as outras pessoas”, resume.

Para Rodrigo Franco, presidente do Sinpol-DF, a iniciativa é importante, pois incentiva o hábito da escrita. “Os contos foram escolhidos por meio de concurso nacional e nós ficamos felizes em saber que, entre os contos dos 11 policiais selecionados, dez deles são de Policiais Civis do Distrito Federal”, destaca.

Filiação