IMG_7147 (1)De adepto à terapia alternativa que alivia o estresse e tensões musculares, ele passou a investir no ramo depois da aposentadoria

Francisco Carlos Cavalcante da Silva conheceu a massoterapia no Parque da Cidade em meados de 2006. A diminuição do estresse, relaxamento físico e mental e o alívio das tensões musculares não foram os únicos resultados que as sessões lhe trouxeram. Nascia, ali, a paixão por uma nova atividade profissional, que o levou a se aperfeiçoar no ramo e montar a própria empresa.

Carlos, então, fez nove cursos, workshops, foi adquirindo macas, cadeiras e fazendo alguns trabalhos voluntários. Agora aposentado, resolveu se montar sua própria empresa, a FC Massoterapia, onde atua com uma equipe de profissionais altamente qualificados.

Cavalcante ingressou no quadro da Polícia Civil como agente de polícia em 1992, por concurso. Na época, foi lotado na 140 DP. Durante a trajetória na corporação, ele fez diversos cursos para o aperfeiçoamento profissional, como o de tiro e o de táticas operacionais. Ele estava lotado na 40 DP até abril de 2014, quando se aposentou e passou a se dedicar à nova profissão.

Terapia alternativa
“A massoterapia é uma terapia por meio da massagem. Ela deve ser executada por profissionais devidamente qualificados, com cursos de formação e certificados, pois se trata de uma área da saúde. É uma terapia alternativa, mas, além de alternativa, é uma terapia coadjuvante”, conceitua.

O tratamento é recomendado em casos de dor muscular, seja lombar, cervical, ou no ombro, por exemplo. A massoterapia também se aplica a atletas, que podem ser submetidos a uma massagem desportiva. Para o alívio do estresse, o paciente é submetido à massagem relaxante.

O melhor método é indicado pelo próprio massoterapeuta. Ao procura-lo, o paciente é submetido a uma entrevista e preenche uma ficha de análise médica.

Tratamento
Para trabalhar nesse ramo, o massoterapeuta tem que ter conhecimento, principalmente, em anatomia e fisionomia dos sistemas. Além disso, ele deve conhecer os diversos sistemas do corpo humano. Em se tratando da drenagem linfática, por exemplo, é imprescindível conhecer os sistemas linfático e circulatório. Caso consulte um profissional não qualificado, o paciente corre o risco de ter complicações, agravar seu estado ou, então, ter um diagnostico errado.

Francisco Cavalcante tem formação nas áreas de massagem relaxante, desportiva, terapêutica, drenagem linfática, pré e pós-operatório, especialização na área de pós-operatório e cirurgias estéticas. Ele também é especialista em técnicas como “quick massage”, reflexologia podal, bambuterapia e shiatsu. “O shiatsu é uma excelente modalidade de massagem. Eu a considero mais completa, como a natação, por exemplo, que funciona para o corpo inteiro”, explica.

A FC Massoterapia é conveniada ao Sinpol. Saiba mais aqui.

Nota da redação: Se você é, ou conhece algum agente cujo talento vai além da atividade policial, entre em contato conosco para divulgarmos sua história e o seu trabalho pelo e-mail imprensa@sinpoldf.com.br .

Filiação