Encontro teve como pauta as reivindicações dos policiais civis e a participação deles no Pacto Pela Vida

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) esteve reunida nesta terça-feira (20) com o novo secretário de Segurança Pública e Paz Social do DF, Arthur Trindade.

No encontro, foi entregue um documento com as reivindicações do categoria policial civil junto ao Governo do Distrito Federal (GDF). Entre os 25 itens listados estão pautas importantes, como o reconhecimento do nível superior, a redefinição das atribuições, a reestruturação da carreira, a majoração do plano de saúde e do auxílio-refeição, bem como a convocação dos 500 policiais formados.

Também foi abordada a participação da Polícia Civil no Pacto Pela Vida, programa do GDF para a redução da criminalidade no Distrito Federal. Embora não tenha apresentado detalhes do programa, o secretário Arthur Trindade se comprometeu em reunir novamente com a diretoria para expor um planejamento detalhado do programa. Foi ressaltado, porém, que devido ao déficit de servidores, os policiais civis enfrentam uma sobrecarga de trabalho, algo que tem prejudicado não só a saúde e a segurança dos policiais, como a própria qualidade do serviço prestado à população.

O presidente do Sinpol diz que a expectativa com o novo governo é de que os policiais de todos os cargos sejam reconhecidos como atores fundamentais na estrutura da polícia. “Pude perceber que o secretário tem interesse por melhorias na Polícia Civil. Chamou a atenção que ele tem conhecimento da insatisfação dos policiais e de que é preciso encontrar um meio de motivá-los para que haja adesão da base ao Pacto Pela Vida”, disse Rodrigo Franco (“Gaúcho).

Filiação