Os peritos papiloscopistas da PCDF foram homenageados nesta segunda-feira (13), com sessão solene proposta pelos deputados Wellington Luiz, Dr Michel e Cláudio Abrantes, que aconteceu no auditório do Departamento de Polícia Especializada (DPE). O presidente do Sinpol Ciro de Freitas, os vice-presidentes Luciano Marinho e André Rizzo e diretores da entidade participaram da solenidade que celebra o dia do Perito Papiloscopista, comemorada sempre em 5 de fevereiro.

O presidente do Sinpol parabenizou a iniciativa dos deputados em prestigiar os peritos papiloscopistas e destacou que a categoria é referência mundial, assim como a polícia técnica como um todo: “Sempre que há uma catástrofe, nossos policiais são chamados a colaborar, como no vôo da Gol 1907, que caiu numa região de mata fechada no Norte de Mato Grosso, entre inúmeros outros casos em que esses policiais fazem a diferença”.

Ciro de Freitas disse ainda que o Instituto de Identificação é o órgão da PCDF que mais elucida crimes, inclusive a nível mundial. “Aliou-se tecnologia, conhecimento e profissionalismo para que se alcançasse este resultado”, acrescentou o presidente, reafirmando a luta do Sinpol em prol do reconhecimento da categoria.

Já o deputado Wellington Luiz ressaltou seu compromisso não só com os peritos papiloscopistas, mas também com todos os policiais civis e fez questão de ressaltar que mesmo à frente da Secretaria de Condomínios, continuará defendendo os direitos dos servidores da PCDF incondicionalmente. Ele destacou ainda que sente grande orgulho dos peritos papiloscopistas e que é preciso valorizar esses profissionais.

Em seu discurso, o recém empossado diretor da PCDF, Jorge Luiz Xavier, que também prestigiou a solenidade, falou que não tem opinião formada sobre o antagonismo no DPT: “A razão está ao lado da sociedade, ou seja, aqueles que demonstrarem quem está com a razão, perante a população, terá meu apoio explícito”. Xavier pediu ainda a ambas categorias, que coloquem seus argumentos no papel, para que possam se reunir com ele e colocar suas defesas. Ele finalizou dizendo: “Entendo que nossa instituição deve acabar com qualquer tipo de antagonismo”.

CIÊNCIA – O diretor do Instituto de Identificação Carlos César reafirmou que a papiloscopia é uma ciência que ajuda sobremaneira a polícia, a justiça e a sociedade: “Os laudos que produzimos não apenas colocam culpados atrás das grades, mas também libertam inocentes. Apesar de hoje comemoramos o dia do perito papiloscopista, quem realmente ganha é a sociedade”.

Já o presidente da Associação Brasiliense dos Peritos Papiloscopistas (Asbrapp), Nilton Pfeifer agradeceu a homenagem e parabenizou sua categoria pela excelência dos trabalhos desenvolvidos: “Os resultados obtidos são motivo de orgulho para nós, para a PCDF e para toda a sociedade. Esse seleto grupo de servidores representa o que há de melhor em termos da perícia oficial de nosso país e nossa área de atuação”.

MOÇÕES – Durante a solenidade foram entregues ainda 36 moções de louvor a peritos papiloscopistas que tiveram atuação de destaque na Polícia Civil do DF, seja na coleta de impressões digitais nos locais de crimes, na identificação de autores, na elaboração laudos ou mesmo nos trabalhos diários do Instituto de Identificação.

Também estiveram presentes na sessão solene o diretor do DPE, Mauro César Lima; o diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Elmo Resende; o corregedor da PCDF, Adval Cardoso;  a diretora da Academia de Polícia Civil, Sandra Melo; o diretor do Instituto de DNA Forense e presidente da ABrML, Samuel Ferreira; o diretor do IML, Ricardo Nogueira; o diretor da Policlínica, José Ribamar Machado; o policial Renato Neves, representando o Secretário de Segurança Pública; e o policial Luiz Antônio Barbosa, representando o Secretário de Justiça, entre outras autoridades.

 

GALERIA DE FOTOS

Filiação