Em reunião convocada pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol/DF) com representantes sindicais das unidades policiais na tarde desta quarta-feira (11 de abril), foram tratadas questões de interesse da categoria, principalmente sobre a assembléia que acontecerá na próxima sexta-feira (13).

O presidente do Sinpol/DF Wellington Luiz informou que mesmo com a última assembléia ocorrida no dia 30 de março, o governador não procedeu ao envio da mensagem ao governo Federal, com a solicitação do reajuste salarial para os policiais civis. “O entendimento da diretoria do sindicato é de que a resposta tem de ser dura, inclusive com paralisação. A categoria vai decidir em assembléia como será essa paralisação”.

Wellington explicou que o Sinpol/DF já encaminhou documentos oficiais às autoridades informando sobre a realização da assembléia que poderá culminar em greve. “Tivemos esse cuidado porque a Lei diz que existe um período legal de 72 horas para que a categoria que presta serviços essenciais possa fazer paralisações. Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade”.

Quanto ao porte de arma, o presidente disse que o Sinpol tem recebido diariamente vários relatórios de policiais que se recusam a abrir mão de sua arma para entrar em Fórum. “Continuamos a orientar a categoria a não declinar do direito e da obrigação legal de portar sua arma de fogo, mas é necessário que todos tenham essa postura”.

Outra questão que o governo do DF ainda não resolveu é quanto a lotação de agentes penitenciários em seu órgão de origem e concurso público para técnicos penitenciários que possibilitará o fiel cumprimento da Lei. “Temos que endurecer também sobre esse assunto. O policial está trabalhando preocupado porque não sabe como será seu futuro”, ressaltou Wellington Luiz.

Ao final da reunião, ficou decidido que os representantes das unidades policiais vão recolher sugestões de suas bases quanto ao procedimento do movimento de greve para serem apresentadas na assembléia desta sexta-feira que acontecerá às 16h no estacionamento número seis do Parque da Cidade.

Filiação