Do G1-DF

Veículos foram levados entre domingo (4) e segunda (5). Entre janeiro e outubro,10.598 carros foram roubados ou furtados no DF; 62% foram localizados.

Três carros foram roubados em menos de duas horas entre a noite de domingo (4) e a madrugada desta segunda (5). Os roubos foram em duas regiões administrativas do Distrito Federal bem próximas uma da outra, Santa Maria e Gama. Dois carros foram recuperados pela Polícia Militar e dois adolescentes detidos em flagrante.

Durante um patrulhamento de rotina do Grupamento Tático de Motociclistas em Santa Maria, por volta das 23h, dois carros em alta velocidade e com os faróis apagados chamaram a atenção. Segundo os militares, o grupo se dividiu para perseguir os veículos e apreendeu um deles, conduzido por dois menores de idade, ambos com 16 anos.

Eles foram levados à Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente Infrator (DCA), onde foram autuados por infração análoga ao crime de “roubo qualificado”. De acordo com a PM, um deles tem mais de dez passagens pela polícia. O dono do carro recuperou o veículo e os objetos que estavam dentro antes mesmo de registrar a ocorrência. O outro carro, até a publicação desta reportagem, não havia sido encontrado.

GAMA
Há 14 quilômetros de Santa Maria, na região administrativa do Gama, o carro de uma mulher de 21 anos foi roubado em frente a um restaurante à 00h50 desta segunda-feira. Segundo a PM, o assaltante abordou a jovem enquanto ela estacionava, levou o carro e os pertences. A mulher comunicou o roubo a militares que estavam próximos ao local.

De acordo com a PM, o carro foi encontrado, cerca de cinco minutos depois, por uma equipe do serviço de inteligência que fazia patrulhamento próximo ao balão de acesso ao cemitério do Gama. Ao perceber que estava sendo perseguido pela polícia, o assaltante entrou em uma chácara e abandonou o carro.

Segundo a Polícia Civil, que registrou a ocorrência, os militares “avistaram um homem deixando o veículo e correndo em direção ao matagal”, mas não conseguiram prendê-lo. O carro foi devolvido à dona na Central de Flagrantes da 20ª DP, que fica na região. A polícia continua a busca pelo ladrão.

ROUBO DE CARROS NO DF
Entre janeiro e outubro, foram registradas 4.680 ocorrências de roubo de veículos em todo o Distrito Federal, segundo a Secretaria da Segurança Pública. Os furtos – quando não há ameaça à segurança da vítima – foram 5.918 no mesmo período. Ao todo, foram recuperados 6.588 veículos, o equivalente a 62% da soma de roubos e furtos.

Filiação