Do G1 DF

Impacto quebrou caixa eletrônico e estilhaçou vidros de unidade. Montante levado não foi informado; explosão foi por volta das 4h.

Uma agência bancária do SIA, no Distrito Federal, foi explodida por volta das 4h desta sexta-feira (26). O impacto quebrou um caixa eletrônico, de onde foi levado dinheiro, e parte da gerência. A unidade também teve vidros estilhaçados e fiação elétrica atingida. A área foi isolada e passou por varredura para localizar mais explosivos, mas nada foi encontrado. A Polícia Militar não informou o montante furtado.

De acordo com a PM, foi usado um pé de cabra para abrir espaço no caixa eletrônico. O material foi encontrado pelos policiais.

A suspeita é de que os autores façam parte de um grupo especializado em crimes do tipo. À polícia, um vigilante na região disse que o suspeito vestia camisa cinza e estava armado.

Estatísticas
De acordo com a Secretaria de Segurança, foram registrados pelo menos nove casos do tipo do começo deste ano. Em dois deles foram usados maçaricos e nos sete outros foram utilizados explosivos. Apenas em sete desses ataques, os ladrões conseguiram levar o dinheiro.

Ainda segundo a pasta, três dos casos foram em Ceilândia. Os outros ocorreram no Plano Piloto, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Guará. De acordo com as informações registradas nos boletins de ocorrências, os valores levados pelos autores variam entre R$ 8 mil e R$ 50 mil.

Em todo o ano passado, houve 45 arrombamentos a caixas eletrônicos – 31 com uso de explosivos e 14 com maçaricos. Em 23 desses casos, os criminosos conseguiram levar o dinheiro do compartimento.

Filiação