Do G1/BRASÍLIA

O Distrito Federal registra um caso de roubo ou furto de veículo a cada 40 minutos, segundo levantamento. A média foi obtida a partir dos registros oficiais do governo, que apontam 1.137 roubos e furtos de veículos em maio.

O roubo de veículo se caracteriza pela violência e ameaça à vítima. Quando não há agressão, o crime é chamado de furto. Os casos são tipificados de modo diferente no Código Penal.

Em maio, foram registrados 492 roubos e 645 furtos de veículos em todo o DF. O dado total mostra que 37 proprietários ficaram sem os carros por dia naquele mês.

Os veículos antigos e em bom estado de conservação são os principais alvos de furto, segundo a polícia. Eles são utilizados para retirada de peças e acessórios. Os automóveis novos são levados por bandidos para cometer crimes e venda do veículo, após adulteração do chassi.

O levantamento aponta que os órgãos de segurança conseguiram recuperar 330 dos 492 carros roubados. O número corresponde a 67,2% do total.

Entre 2013 e 2016, houve um aumento de 41,1% nos casos de roubo e furto de veículos no DF. O analista de marketing Luiz Fernando Santana teve o carro roubado à noite, em frente ao bloco em que mora.

“Fui roubado no ano passado, no primeiro dia de greve da Polícia Civil. Dois caras que estavam em um carro prata, novinho, puseram um revólver na minha cabeça quando eu tirava a bicicleta de dentro do meu carro. Eles fecharam o porta-malas, deram ré por cima da bike e foram embora. Nunca soube se foram presos.”

O especialista em segurança da TV Globo, Daniel Lorenz, dá dicas de prevenção: escolher lugares seguros para estacionar, como estacionados privados pagos e que tenham vigilância ou públicos e iluminados; evitar estacionar ao lado de veículos altos, porque eles podem servidr de cobertura para o posicionamento de criminosos; e verificar se há pessoas estranhas perto do carro.

Além disso, Lorenz recomenda que as pessoas não fiquem dentro do veículo quando ele estiver parado; que motoristas entrem e saiam rapidamente do carro e que avaliem as proximidades para colocar ou retirar crianças das cadeiras de transporte.

Filiação