06.01.15---Presos-pela-morte-do-policial-no-CE---Divulgacao---1
Suspeito de integrar bando que matou policial foi preso com outros criminosos (Fotos: Divulgação)

Dando continuidade às investigações sobre o latrocínio do policial civil do Distrito Federal, Antônio Robério de Oliveira (50), cinco pessoas foram capturadas durante uma operação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) no município de Beberibe – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). Um dos presos na ação foi reconhecido pelo crime. Outros três participantes do latrocínio foram identificados e estão sendo procurados pela Polícia.

A operação policial, que ocorreu na madrugada dessa terça-feira (05), foi desencadeada pela Delegacia Municipal de Beberibe, com atuação de policiais das delegacias especializadas de Roubos e Furtos (DRF), de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), da Divisão Antissequestro (DAS) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil.

A operação cumpriu dez mandados de busca e apreensão e resultou nas prisões de quatro pessoas e apreensões de um adolescente, três armas de fogo, maconha, cédulas em Real, Dólar, Euro e Peso Chileno, além de objetos que provavelmente são oriundos de ações delituosas.

Os suspeitos foram flagrados na localidade Sítio Onofre, próximo à Praia das Fontes, e se tratam de Valdemar Rodrigues Paulino (26), conhecido como “Bonsucesso”, que responde por furto, roubo, corrupção de menores e porte ilegal de arma de fogo; Rodrigo dos Santos Firmo Costa (30), conhecido como “Gugu”, que responde por corrupção de menores, furto, roubo e por apropriar-se de coisa alheia; Rai dos Santos Maciel (23), que responde por uso de drogas; Francisco Vasco Pierre de Souza (24), que responde três procedimentos por uso de drogas e pelo Artigo 32 da Lei dos crimes Ambientais; e um adolescente de 17 anos, que possui três passagens pela Polícia por tráfico de drogas e uma por uso de drogas.

Os policiais apreenderam com os suspeitos dois revólveres de calibre 38 e uma pistola calibre oito milímetros modificada para cal. 380 com numeração raspada; um quilo e 750 gramas de maconha; quatro balaclavas; sete munições cal. 38; as quantias de cinco euros, 14 dólares, mil pesos chilenos e mais de 1.900 reais; um triturador; e objetos com suspeita de serem oriundos de roubos e furtos, como vários celulares, relógios, máquinas fotográficas digitais, tablets, uma TV e diversas bijuterias.

CASO POLICIAL CIVIL

“Gugu” foi reconhecido como sendo um dos envolvidos no latrocínio de Antônio Robério, ocorrido por volta de 19h30 do último dia 31 de dezembro. A vítima estava em uma casa, situada na Praia das Fontes, com familiares quando três homens invadiram o imóvel e anunciaram um assalto. O policial tentou reagir e foi atingido por dois tiros, no pescoço e nas costas. Ele ainda foi socorrido a um hospital local, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com os levantamentos policiais, dois dos criminosos que entraram na residência estavam encapuzados. O terceiro não estava e se trata de “Gugu”, que foi reconhecido por testemunhas. Ele é suspeito de ter efetuado um dos disparos contra o policial. Um quarto criminoso aguardava o bando do lado de fora da casa. Ele foi o responsável pelo outro disparo.

Após o delito, os bandidos empreenderam fuga em um carro Siena de cor prata, levando do local a pistola de Robério, dois celulares e um relógio. As apurações sobre o caso foram iniciadas logo após o delito. De acordo com os levantamentos policiais, Valdemar, Rai e Vasco são suspeitos de darem apoio logístico ao crime. Eles são investigados ainda por envolvimento em delitos cometidos na região como roubos, tráfico de drogas e homicídios.

Os três homens que participaram do latrocínio com “Gugu” já foram identificados pela Polícia, que segue os trabalhos no sentido de prendê-los e recuperar a arma do agente de segurança. Robério era cearense, natural da cidade de Iguatu e trabalhava como PC no Distrito Federal.

PROCEDIMENTOS

“Gugu”, Valdemar, Rai e Vasco foram autuados por tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes, posse ilegal de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, corrupção de menores e associação criminosa. O adolescente, por sua vez, foi autuado em um Ato Infracional por tráfico de drogas. O procedimento policial pertence à Delegacia Municipal de Beberibe – responsável pelas investigações sobre o caso – e foi realizado na DRF, para onde os presos foram encaminhados.

Fonte: SSPDS/CE

Filiação