De acordo com Lóssio, essa é a primeira vez que o Distrito Federal realiza uma operação dessa magnitude. “A população é contra o saidão, mas é um benefício importante para os presos, para a ressocialização, para o retorno ao convívio com os familiares e a sociedade. Com essa efetiva fiscalização, vai minimizar ou evitar qualquer desvio de conduta dos beneficiários.”

A população é contra o saidão, mas é um benefício importante para os presos, para a ressocialização, para o retorno ao convívio com os familiares e a sociedade. Com essa efetiva fiscalização, vai minimizar ou evitar qualquer desvio de conduta dos beneficiários”, João Carlos Lóssio, subsecretário da Sesipe.

Segundo a Polícia Militar, também no primeiro dia do saidão, um detento beneficiado foi preso suspeito de furtar objetos de uma passageira em um ônibus. Com ele foram apreendidos também documentos de outras pessoas e R$ 360.

Os detentos beneficiados devem retornar para as unidades prisionais às 10h da próxima segunda (10). Neste período, eles têm que estar em casa a partir das 18h, não podem ingerir bebida alcoólica, usar entorpecentes, andar com ex-detentos, frequentar bares e prostíbulos.

Os presos que cometem infrações durante o período e são pegos em flagrante perdem todos os direitos já alcançados e a pena do novo crime soma-se às outras. O saidão é concedido em datas comemorativas específicas, como Dia dos Pais, Natal, Páscoa e Dia das Mães, para confraternização e visita aos familiares.

Nos dias que antecedem as datas, a Vara de Execuções Penais edita uma portaria que disciplina os critérios para concessão do benefício da saída temporária e as condições impostas aos condenados, como o retorno ao estabelecimento prisional no dia e hora determinados.

Fonte: G1/Brasília

Filiação