Durante o encontro, Sinpol-DF e DAG discutiram o plano de reforma ordenado pelo MPT (Foto: Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

Diretores do Sinpol-DF reuniram-se na manhã desta terça, 13, com representantes do Departamento de Administração-Geral (DAG) da Polícia Civil do DF (PCDF) para discutir a situação da 35ª Delegacia de Polícia (DP) em Sobradinho II.

O encontro ocorreu quase no fim do prazo de 30 dias estabelecido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em uma audiência ocorrida em 16 de maio, para que a PCDF apresentasse um plano de reforma. Na ocasião, o Sindicato voltou a cobrar a construção de um novo prédio para a unidade.

Desde 2015, o Sinpol-DF tem reivindicado à direção-geral da Polícia Civil do DF (PCDF) e ao Governo do Distrito Federal (GDF) a construção de um prédio próprio para a unidade – a 35ª DP funciona há mais de dez anos de forma provisória.

Uma engenheira em Segurança do Trabalho contratada pelo Sindicato emitiu, após avaliação, um laudo condenando o prédio por ele ser um ambiente insalubre e perigoso, o que o torna inadequado para o trabalho dos policiais civis e também para o atendimento ao público.

Há anos, o Sindicato denuncia falta de estrutura do prédio da 35ª DP (Foto: Lucas C. Ribeiro/Arquivo Sinpol-DF)

REFORMAS EMERGENCIAIS

Na reunião entre o Sinpol-DF e o DAG, foram discutidas as adequações que serão realizadas na unidade até que o novo prédio seja construído em um terreno já destinado para essa finalidade (ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento de Sobradinho II).

As reformas emergenciais foram recomendadas pelo próprio MPT, que acolheu a argumentação do Sindicato sobre a demora para que o projeto do novo prédio saia do papel, pois as adequações são urgentes.

De acordo com o plano apresentado pelo DAG da PCDF, haverá a ampliação do andar térreo com a construção de uma sala de atendimento para pessoas com deficiência física, além de uma reforma no depósito e na sala do plantão.

Leia Mais

Serão construídas duas celas e mais um banco de contenção. “As reformas irão proporcionar mais segurança, acessibilidade, ventilação, iluminação e ergonomia para aos policiais civis, à população e aos detentos”, pontua o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”.

Além dele, a diretora de Assuntos Sindicais do Sinpol-DF, Marcele Alcântara, acompanhou a reunião. Também participaram o diretor do DAG, Silvério Moita, o diretor da Divisão de Apoio e Serviços Gerais (DASG) da PCDF, Wallenstein de Andrade, o diretor do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC), Jeferson Lisboa, além do delegado-chefe em exercício da 35ª DP, Welington Pereira e da chefe da Seção de Apoio Administrativo (SAA) da unidade, Lucia Teixeira.

Filiação