Orlando ainda guarda tudo o que é referente ao tempo em que trabalhava na Polícia Civil do DF (Fotos: Lucas C. Ribeiro/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Na tarde da última quinta, 18, o grupo do “Sinpol em Casa” visitou o gebiano Orlando de Alencar Viana. O agente de polícia aposentado mora em Samambaia Sul com a esposa Nauzira Souza Viana, com quem é casado há 59 anos.

O que era para ser uma simples visita acabou virando um evento, pois, naquela data, todos os filhos, genros, netos e bisnetos também compareceram para homenagear o aposentado.

Participaram os diretores de Assuntos de Aposentados e Pensionistas José Carlos Saraiva e Sueli de Barros. A agente de polícia aposentada Meire Costa, o gebiano Alvino dos Santos e o músico Sérgio Damião reforçaram o grupo, também alegrarando a visita.

Natural de Várzea da Palma, em Minas Gerais, Orlando veio para Brasília em 1962 para tentar uma oportunidade na vida profissional. Logo que chegou, ingressou na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), quando ainda era a Guarda Especial de Brasília (GEB). Em seguida, a esposa também veio para a capital.

A aposentadoria na PCDF veio em 1994, mas a saudade permaneceu no gebiano. Orlando, hoje com 77 anos e aposentado há 23, tem Alzheimer, mas, mesmo com todas as dificuldades decorrentes do problema de saúde, recordou de histórias de quando ainda trabalhava na Polícia.

A VISITA

O aposentado mostrou com muito orgulho as fotos e certificados da época em que ainda trabalhava. Orlando guarda cada um dos documentos, carteiras e distintivos com muito amor.

Em meio a tantos risos e lembranças, o gebiano se emocionou ao ouvir a música “Estrada da Vida”, da dupla sertaneja Milionário e José Rico, que foi cantada em homenagem a ele. Depois de enxugar as lágrimas, Orlando pôs-se a dançar a moda de viola que tanto ama.

A família ficou muito agradecida pela visita. A esposa Nauzira não conteve a emoção na hora de agradecer. “Amei a visita. Nós não esperávamos e é muito importante para ele, para mim e para nossos filhos. Obrigada”, exclamou.

Meire, que chegou a trabalhar com Orlando na 14ª Delegacia de Polícia quando ainda era da ativa, contou que também amou participar da visita. “Orlando tem uma história muito bonita na Polícia. Ele sempre deu o sangue nesse trabalho. Hoje foi muito especial. Nós pudemos reviver toda nossa história e trouxemos para ele essas lembranças maravilhosas”, comentou.

HOMENAGEM

Por meio dos diretores, o Sindicato entregou um certificado de agradecimento pelos serviços prestados pelo aposentado à sociedade por meio do trabalho na Polícia, além de um botton para homenagear Orlando.

A diretora Sueli também se emocionou ao fim da visita: “Eu sempre ouvi suas histórias e, mesmo sem o senhor me conhecer, sempre o tive como um ídolo. Hoje, a Polícia é o que é por causa de pessoas como o senhor”, disse a diretora-adjunta.

“Esses homens não são só policiais, são lendas. Eu tenho um verdadeiro fascínio por policiais como Orlando. É muito bom ver a alegria e a sobrevida que eles ganham com a visita. Nós continuaremos a dar sequência a esse trabalho maravilhoso”, acrescentou o diretor Saraiva.

A equipe do “Sinpol em Casa” agradeceu ao aposentado pela recepção calorosa e por dividir com o grupo a sua história de vida e conquistas.

Outros policiais que queiram integrar o grupo de visitantes são bem-vindos. Para isso, basta entrar em contato com o Sinpolzinho pelo telefone 3352-6429 ou ir pessoalmente até a unidade, localizada em Taguatinga Norte – QNA 03, Casa 02.

 

Filiação