Da Comunicação Sinpol-DF

O tiroteio ocorrido no início da manhã de quinta, 20, na quadra 309 Norte, que resultou na morte de um homem, demonstra a realidade cruel que a criminalidade tem imposto às ruas da capital da República, sobretudo no Plano Piloto de Brasília.

Para a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), o fato sinaliza também para algo ainda mais grave: um tiroteio à luz do dia, com armas longas, deixa clara a audácia dos criminosos para agir no Distrito Federal; mais que isso, fica evidente que tanto eles como o cidadão de bem já não percebem a presença, nas ruas, do policiamento – o que poderia ter inibido o tiroteio, a maneira, o local e horário como ele ocorreu.

Essa tipo de ocorrência, contudo, já faz parte da rotina diária de outras Regiões Administrativas do DF, onde há uma média diária de duas mortes, normalmente nos mesmos moldes.

O que diferencia é o tratamento dado a esses casos pela grande imprensa: o enfoque dado pela opinião pública a um tiroteio no Plano Piloto não é o mesmo que se dá quando isso acontece nem cidades próximas como Recanto das Emas, em Ceilândia ou em Samambaia, onde a população é, nitidamente, mais desassistida pelo governo.

Caso esse tiroteio tivesse acontecido no mesmo local, algumas horas mais tarde, certamente haveria mais vítimas, pois, de acordo com testemunhas, houve mais de dez disparos. Uma criança a caminho da escola, um aposentado ou um trabalhador poderiam ter sido atingidos por uma bala perdida.

Esse alerta já vem sendo dado pelo Sinpol-DF, que também tem denunciado, há muito, a falta de políticas de Segurança Pública e a maneira equivocada como a área vem sendo conduzida, sobretudo em um aspecto: o sucateamento da Segurança Pública da Capital, por meio do desvio de verbas do Fundo Constitucional do DF para outras áreas do governo. Tal desvio tem gerado enorme déficit de pessoal na Polícia Civil do DF, o que tem impedido os policiais de investigarem todos os crimes no volume em que eles têm acontecido. A consequência do sucateamento da polícia investigativa é a impunidade e o aumento da criminalidade.

Toda essa conjuntura que vem sendo amplamente denunciada pelo Sindicato e os fatos mais recentes levam a crer que esses episódios só tendem a aumentar.

Em contrapartida, em um momento no qual a criminalidade se espalha por Brasília, e chega ao ponto de ocorrer episódios de violência brutal à luz do dia, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) viaja até a Espanha para receber um prêmio internacional e reconhecimento pela adoção de políticas públicas contra a violência, entregue durante o 1º Fórum Mundial sobre as Violências Urbanas e Educação para a Convivência e a Paz.

Definitivamente, não é essa a percepção que qualquer cidadão do Distrito Federal possui sobre a cidade onde vive.

Filiação