27.04.17- Posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do Sinpol-DF para o triênio 2017-2020

Da Comunicação Sinpol-DF

Foram empossados na tarde de quarta, 26, os diretores e conselheiros fiscais do Sinpol-DF para o triênio 2017-2020.

A solenidade ocorreu no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e contou com a presença dos policiais civis, familiares dos diretores e conselheiros empossados, além de dirigentes de outras entidades representativas da classe policial.

O grupo de diretores que conduzirá o Sinpol-DF a partir de 1º de maio foi eleito ainda em primeiro turno e é composto, em maior parte, pela gestão passada. Após a atualização do Estatuto Social, realizada em 2015, o número de diretorias foi reduzido de 32 para 18.

Outra mudança foi instaurada para o Conselho Fiscal, que passou a ser eleito diretamente. Eles foram empossados na mesma cerimônia. O mandato para ambos se encerra em 30 de abril de 2020.

No discurso, o presidente Rodrigo Franco “Gaúcho” fez um panorama da atuação da primeira gestão “Juntos Somos Fortes! “, destacando os avanços e as reivindicações que tem exigido bastante disposição tanto dos diretores como dos policiais civis.

“Nesses últimos três anos, nós cumprimos o nosso dever. Viemos para lutar em favor de toda uma categoria, vencemos algumas batalhas, entramos em outras mais difíceis, mas não desistimos delas”, afirmou.

Entre essas batalhas vencidas estão a aprovação da lei que agrava a pena para crimes contra policiais e o nível superior na carreira da PCDF.

VALORIZAÇÃO

Em andamento estão, segundo mencionou Gaúcho, principalmente, a manutenção da isonomia com a Polícia Federal – cuja luta já dura mais de um ano – e, mais recentemente, a manutenção da aposentadoria policial que vem sendo ameaçada pela PEC 287/16, que institui a Reforma da Previdência.

“O GDF escolheu como inimigo o servidor público e os policiais civis como freio do avanço de todos os demais servidores. Deu um calote em 32 carreiras há dois anos e, em nós, um golpe, pois nos prometeu, durante a campanha, que manteria a paridade”, frisou Gaúcho.

“Nós não nos cansamos dessa luta. Não nos sentimos derrotados. Não podemos nos sentir. Temos que perseverar. Temos que liderar e estar a frente de todas as batalhas pela categoria. É isso o que nossa categoria espera e o que faremos nos próximos três anos”, acrescentou o presidente reeleito do Sinpol-DF.

Assim como fez durante a solenidade pelo Dia do Policial Civil, Gaúcho também lembrou das reivindicações no âmbito da Polícia Civil. “Para termos uma instituição forte, precisamos de reconhecimento interno. Queremos que a PCDF seja valorizada. Mas, primeiro, é preciso valorizar o ser humano que faz a Polícia Civil, que são os policiais”, reivindicou.

O presidente do Sinpol-DF finalizou o discurso assegurando que a diretoria continuará aguerrida na defesa da categoria. “O Sindicato está voltado, hoje, em um objetivo único: lutar pelos policiais civis”, confirmou.

O discurso de Gaúcho foi o ponto alto da solenidade. Antes, porém, todos os diretores receberam o diploma de posse. O presidente da Comissão Eleitoral, João Paulo Pinheiro, afirmou que a nova diretoria “mistura experiência com a renovação” e desejou sorte ao grupo. “O desafio é muito grande”.

Sobre as eleições, João Paulo considerou que ocorreu “de forma rápida e com êxito”. “A vitória que hoje está sendo sacramentada, é inconteste. Não houve nada que maculasse essa eleição”, assegurou.

DIRETORIA E CONSELHEIROS

DIRETORIA EXECUTIVA

Rodrigo Franco “Gaúcho” Presidente
Paulo Sousa Vice-presidente
Mayra Alice Secretária-geral
Rodrigo Meneses Secretário-geral-adjunto
Elcimar Nunes Tesoureira
Marcelo Ferreira Tesoureiro-geral-adjunto
Fernandão diretor Jurídico
Bruno Cançado diretor Jurídico-adjunto
Celma Lima diretora de Comunicação
Thallys Passos diretor de Comunicação-adjunto
Marcele Alcântara diretora de Assuntos Sindicais
Jackson Dantas diretora de Assuntos Sindicais-adjunto
Marcão diretor de Planejamento, Administração e Informática
Lidenberg Melo dir. de Planejamento, Administração e Informática-adjunto
Renato Santos dir. de Benefícios, Cultura, Esportes e Políticas Sociais
Alex Galvão dir. de Benefícios, Cultura, Esportes e Políticas Sociais-adjunto
José Carlos Saraiva diretor de Assuntos de Aposentados e Pensionistas
Sueli de Barros diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas-adjunta

CONSELHO FISCAL

Ernandes Sousa Presidente
Cesias Alves conselheiro Fiscal
Keila Patrícia conselheira Fiscal
Sônia Christiansen conselheira Fiscal
Danny Nunes conselheiro Fiscal
Anelita Maria 1ª suplente
Rosi Santos 2ª Suplente

UNIÃO DAS ENTIDADES

A cerimônia foi prestigiada por lideranças de outras entidades de classe, além do deputado distrital Cláudio Abrantes (Rede), também policial civil. Cada dirigente destacou o excelente trabalho realizado pela gestão “Juntos Somos Fortes!” nos três primeiros anos.

“Hoje é uma data com um quê de celebração. Quero saudar à diretoria e à categoria por esse gesto de democracia, mas chamar a todos para que não cedam às tentativas de enfraquecimento da Segurança Pública do país. Não vamos baixar a cabeça. Se temos uma chance, é todos lutando juntos. Meus parabéns a todos e que tenham uma gestão tão positiva como foi a primeira”, conclamou Abrantes.

Wallace França, presidente da Associação da Polícia do Congresso Nacional (APCN), desejou boa sorte à gestão lembrando da importância de as categorias policiais se manterem ombreadas na luta pelas reivindicações. “Vocês elegeram a melhor pessoa para conduzir essa missão. Vivemos um momento único na nossa sociedade no qual não só o Sinpol, mas as outras entidades de classe das polícias servirão de espelho”, anunciou.

Nesse mesmo tom, Luís Antônio Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), lembrou da ligação histórica entre a Polícia Federal e a Polícia Civil para também falar de união. “Temos uma ligação história entre as instituições que, independentemente dos governos, vamos fazer de tudo para continuar”, disse, defendendo a luta dos policiais civis pela manutenção da isonomia.

“Quem fez a escolha [pela diretoria], merece os parabéns. Eles já mostraram na primeira gestão como é difícil. Vamos manter essa união. A tônica que devemos dar é a de aproximação. Alcançamos um nível muito alto de maturidade com a luta pela aposentadoria policial”, acrescentou Boudens.

Jânio Gandra, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) prestou uma homenagem à diretoria contanto uma história sobre a missão de ser policial. “Quero apenas homenagear a todos os eleitos e a toda a categoria. Essa diretoria vai representar todos os policiais civis do DF”, acrescentou.

LUTA

Pedro Cavalcante, presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), mencionou ter acompanhado de perto o primeiro mandato da gestão reeleita. Para ele, o trabalho desenvolvido é motivo de orgulho para os policiais civis. “São verdadeiros guerreiros. Eles têm feito uma grande luta no Congresso e pela isonomia. Enquanto for presidente da FenaPRF, estou sempre de mão estendida. Vocês são uma diretoria que trabalha muito”, assegurou.

Rafael Sampaio, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo-DF), também cumprimentou a nova gestão destacando que o resultado das eleições do Sinpol-DF atestam a “qualidade do trabalho desenvolvido”. “Foi uma vitória retumbante”, afirmou.

Ainda no pronunciamento, Sampaio, assim como fez o deputado Cláudio Abrantes, enviou uma mensagem de incentivo aos policiais civis. “Devemos levantar a cabeça, ter orgulho da instituição, do nosso cargo. Não tenho dúvida de que venceremos essa batalha. O governo vai passar, mas nós vamos ficar. Essa questão salarial vai ser superada. Vamos romper essa resistência. Vamos readquirir a dignidade dos nossos servidores e vamos ver nossa instituição crescer de novo”, disse.

Filiação