Os cinco escolhidos hoje compõem a Comissão com os indicados pelas chapas e o membro da atual diretoria (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Mais uma etapa do processo eleitoral para a escolha da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o triênio 2017/2020 do Sinpol-DF foi cumprida nesta quinta, 19, com a eleição dos membros da Comissão Eleitoral.

Cinco integrantes desse grupo, que ficará responsável pela organização e acompanhamento das eleições, foram escolhidos em uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na Agepol.

Leia mais:

Conforme prevê o Estatuto Social do Sindicato, a Comissão Eleitoral deve ser composta também por um membro da atual Diretoria Executiva do Sindicato e um representante de cada chapa inscrita.

Ao contrário do que ocorria em eleições anteriores do Sindicato, a assembleia de composição da Comissão Eleitoral ocorreu durante à tarde, como tem sido com as demais AGEs da gestão atual, não mais pela manhã.

Além disso, antes, cada pessoa que se propunha àquela função era votada individualmente. A partir de agora, também como preconiza o Estatuto do Sinpol-DF, serão escolhidos os cinco mais votados, em votação única.

VOTAÇÃO

Inicialmente, seis pessoas se candidataram às cinco vagas. Um deles, contudo, já integra uma das chapas concorrentes e, por isso, não pode ser votado.

Como não houve mais nenhum candidato, os cinco nomes foram submetidos a aprovação por aclamação, que veio por unanimidade dos sindicalizados presentes.

Foram, portanto, eleitos membros da Comissão Eleitoral:

  • Francisca Camelo, escrivã aposentada;
  • Washington Lima, agente de polícia aposentado e atual conselheiro fiscal do Sinpol-DF;
  • João Paulo Pinheiro, agente de polícia;
  • Neuton Costa, perito papiloscopista aposentado e
  •  Theodoro Leite, agente policial de custódia.

As cinco chapas que se inscreveram para concorrer à Diretoria Executiva (o prazo foi encerrado na última quarta, 18) também apresentaram os nomes dos indicados para a Comissão Eleitoral nesta quinta. A posse de todos ocorrerá nesta sexta, 20, caso os requerimentos sejam apresentados.

Empossada, a Comissão Eleitoral publicará, em até cinco dias, o edital com a relação das chapas que concorrerão às eleições.

A votação para a escolha da nova Diretoria Executiva do sindicato ocorrerá no dia 7 de março.

Caso não haja quórum conforme previsto no Estatuto, ou se nenhuma das chapas inscritas obtiver a maioria absoluta dos votos válidos, haverá nova votação prevista para o dia 21 de março do corrente ano.

Filiação