Formatura dos cursos de Informática e Inglês no Sinpolzinho - 06.12.16

Da Comunicação Sinpol-DF

A última terça, 6, foi um dia de comemoração para dezenas de sindicalizados que concluíram mais um semestre dos cursos oferecidos na unidade do Sinpol-DF em Taguatinga, o Sinpolzinho.

A data foi marcada por um café da manhã oferecido aos cerca de 40 alunos matriculados nas duas turmas de Inglês – oferecidas na unidade graças a uma parceria com a UnB Idiomas. O grupo de Chorinho e MPB Instrumental ‘Pintando o 7’ também participou do momento de confraternização, presenteando os formandos com seu trabalho musical.

O café da manhã foi servido para dezenas de alunos que concluíram o semestre (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)
O café da manhã foi servido para dezenas de alunos que concluíram o semestre (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Na oportunidade, também foram entregues os certificados de conclusão do curso de Informática – outro projeto coordenado pelos diretores Robson Lima e Madalena Reis, que estão à frente das iniciativas do sindicato voltadas a aposentados e pensionistas.

Os alunos receberem os certificados das mãos dos diretores do Sinpol-DF. Estavam presentes o presidente, Rodrigo Franco “Gaúcho”, e as diretoras Celma Lima, Yáskara Cordeiro, além de Madalena, que ressaltou a importância do envolvimento de todos para o sucesso das ações desenvolvidas e homenageou também os demais funcionários do Sinpolzinho.

INICIATIVAS

“Enquanto houver interessados, nós vamos continuar oferecendo todos esses cursos, pois enxergamos como uma grande oportunidade para que os policiais, principalmente os aposentados, possam se manter ocupados, produtivos e acima de tudo integrados”, ressaltou Madalena, destacando que, além de Inglês e Informática, o Sinpolzinho oferece ainda aulas de Dança e Pilates.

Gaúcho parabenizou todos os alunos e agradeceu o empenho da diretoria de Assistência a Aposentados e Pensionistas, lembrando ainda da mudança de endereço que viabilizou a novas atividades. “Nós mudamos de casa, que era lá na comercial e só tinha dois cômodos e, economizando mais de R$ 2 mil por mês de aluguel, viemos para um espaço muito maior e capaz de receber bem mais serviços”, frisou.

Gaúcho destacou a ampliação de serviços para aposentados e pensionistas
Gaúcho destacou a ampliação de serviços para aposentados e pensionistas

“É preciso reconhecer também o trabalho de excelência que tem sido realizado no Sinpolzinho, possibilitando aos aposentados que aproveitem o tempo livre não só para curtir, viajar, mas também como uma oportunidade de se instruir, continuar aprendendo e adquirindo conhecimentos que serão importantes para a vida inteira”, acrescentou Gaúcho.

INGLÊS

Além dos policiais matriculados nas turmas de Inglês Básico II e Inglês Básico III, também participaram do momento de conclusão a professora Lorena de Castro e a supervisora dos cursos corporativos da UnB Idiomas, Sálua Miguel, que caracterizou como um sucesso a parceria com o Sinpol-DF, mas ressaltou que a continuidade do projeto depende também do engajamento dos alunos.

“Nós gostamos muito dessa parceria. Estamos muito felizes de estar aqui, e esperamos que essa parceria continue dando certo. A UnB vai estar sempre pronta para continuar atendendo aos filiados do Sinpol, mas é preciso que vocês sejam multiplicadores, trazendo mais colegas para compor as turmas, que para serem viabilizadas, precisam de um número mínimo de alunos”, pontuou Sálua, anunciando que, no final do próximo mês de fevereiro, devem ser abertas as inscrições para o novo semestre e também realizada a prova de nivelamento para os policiais civis interessados em ingressar nas novas turmas.

O grupo Pintando o 7 também levou sua música para a confraternização

Entre os filiados que têm participado do curso, há apenas elogios e o desejo de continuar. “Eu já tentei estudar Inglês em outros locais e acabei frustrada por causa da diferença de idade, o que impacta também velocidade de aprendizado”, revela a agente de polícia aposentada Regina Gouveia. “Aqui, está todo mundo numa mesma faixa, estamos sempre um ajudando o outro e por isso, as aulas seguem bem”, acrescenta.

Rosalina Gomes traz a mesma ponderação. “O fato de estarmos com pessoas que têm o mesmo nível facilita muito a vida da gente. Nós estamos aqui como iguais, então ajuda muito”, observa a também agente de polícia aposentada. “Já comecei outras vezes e a dificuldade me fez desistir. Mas dessa vez, eu estou super motivada e vou seguir até o final”, garante Rosalina, participante assídua das atividades no Sinpolzinho.

“Quando estamos na ativa, o tempo disponível é bem menor. Por isso, hoje, eu estou aproveitando que tenho mais tempo livre para cuidar de mim e correr atrás das coisas que eu gosto, que me proporcionam um bem-estar maior”, conta Rosalina. “Além do inglês, eu também faço aula de Dança e Pilates, e fico muito feliz de ver tudo isso sendo oferecido para nós. Eu estou no sindicato há 20 anos e essa é a primeira vez que vejo ações desse tipo. Estão de parabéns”, elogia.

Elisabete recebeu o certificado de conclusão do curso e elogiou a iniciativa
Elisabete recebeu o certificado de conclusão do curso e elogiou a iniciativa

INFORMÁTICA

De forma unânime, os formandos em informática também se mostraram satisfeitos com o aproveitamento do curso, a exemplo da agente policial de custódia aposentada Elisabete Emídio, que fez as aulas acompanhada pelo filho Caio César, de 24 anos. Ela conta que já estava acostumada a lidar com os computadores no ambiente de trabalho, mas enxergou no curso a possibilidade de ampliar ainda mais os conhecimentos na área.

“A estrutura que o sindicato montou é ótima e o professor é excelente. Ele conseguiu explanar bem para os alunos das mais diversas idades, desde os mais jovens até os mais idosos”, enaltece Elisabete, que viu o anúncio do curso na Revista Sinpol-DF, resolveu se inscrever e, ao fim do semestre, já planeja continuar no ano que vem. “Além do aprendizado, é uma terapia também, porque a gente ocupa o tempo e se diverte de uma forma bastante produtiva”.

Então lotado no Departamento de Polícia Especializada (DPE), o agente de polícia Paulo José Gomes, assim que se aposentou, no último mês de agosto, fez a matrícula para o curso de Informática do Sinpolzinho e não se arrepende da decisão. “Agora, aposentado, eu pretendo investir em outras atividades e como a Informática, sem dúvida, é essencial para tudo que fazemos hoje em dia, foi uma experiência muito positiva”, afirma.

Paulo José também enxergou no curso a oportunidade de continuar aprimorando seus conhecimentos
Paulo José também enxergou no curso a oportunidade de continuar aprimorando seus conhecimentos

“Além do aprendizado técnico para quem já tem um conhecimento mais amplo da área, o retorno é muito positivo sobretudo em relação aos aposentados e pensionistas que não tinham qualquer habilidade com as ferramentas tecnológicas”, observa e agente de polícia aposentado João Machado Costa, o Costinha, que era instrutor da Academia de Polícia Civil (APC) e hoje é o professor à frente curso de Informática no Sinpolzinho.

“Alguns alunos não tinham e-mail ou contas nas redes sociais. Alguns nem ao menos sabiam como pegar no mouse. Hoje, eles estão menos ociosos e, passando a se comunicar melhor com os parentes e amigos por meio da internet, por isso estão também menos isolados. É muito gratificante ver esse resultado de forma tão clara”, conclui Costinha.

TURMAS

Novas turmas devem ser abertas e os alunos já anunciaram que continuarão o curso no próximo semestre
Novas turmas devem ser abertas e os alunos já anunciaram que continuarão o curso no próximo semestre

O Sinpol-DF agradece aos professores e parabeniza todos alunos que concluíram essa etapa de formação, que, além do impacto intelectual, contribui ainda para a construção de laços de amizade, união e fortalecimento do espírito policial.

A entidade informa que manterá a luta pela recomposição inflacionária e valorização profissional, destinando igual atenção à guarda dos direitos adquiridos por aposentados e pensionistas. Reforça ainda que, ao mesmo tempo, não medirá esforços para manutenção e formação de novas turmas.

Todos os sindicalizados, ativos, aposentados e pensionistas são convidados a participar dos cursos oferecidos. À exceção do curso de Inglês, as demais aulas também são estendidas aos dependentes. Maiores informações pelo telefone: (61) 3352-6429.

selo-28anos-rodape-site_menor

Filiação