(Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)
Reunião com representantes discutiu ações e estratégias para a operação “PCDF Legal” (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sinpol-DF e os representantes sindicais voltaram a discutir ações e estratégias para a mobilização pela manutenção da isonomia com a Polícia Federal, bem como da operação “PCDF Legal”, em uma reunião nesta terça, 8, na sede do sindicato na Asa Norte.

O grupo também avançou nas discussões sobre a campanha publicitária que a entidade realizará nas próximas semanas com o intuito de reforçar a cobrança por aquele pleito. Nesta sexta, 11, as duas agências mais bem avaliadas pelo grupo que acompanhou a exposição deverão fazer uma nova campanha para ser aprovada.

SUCUMBÊNCIA DE UM GRUPO DE POLICIAIS

A taxa extra para o pagamento da sucumbência de uma ação judicial que afeta um grupo de nove aposentados voltou a ser discutida. A diretoria foi surpreendida com a notícia de que oito deles estão movendo um processo contra o Sinpol-DF no qual pedem o pagamento de R$ 1,4 milhão.

Tão logo o sindicato tomou ciência disso, embora ainda não tenha sido notificado oficialmente, foi determinada a suspensão do pagamento da taxa extra. O grupo será convidado a discutir o assunto e verificar uma solução que atenda a todos.

Já no que se refere às ações de mobilização, a diretoria fez uma avaliação positiva da paralisação de 48 horas deflagrada na semana passada. É consenso entre os que participaram da reunião a necessidade de discutir estratégias para reforçar a adesão da categoria ao movimento.

Ainda em relação a esse ponto, o Sinpol-DF recebeu também nesta tarde, durante a reunião, a notificação judicial sobre a ilegalidade daquela paralisação. No entanto, como o objeto da ação já não existe, ela será contestada na Justiça pela equipe jurídica do sindicato. A ação foi proposta pela Procuradoria do GDF. Veja aqui o mandado de intimação.

ATUAÇÃO

A diretoria informou que nesta semana a atuação será focada na articulação política. Os diretores irão à Câmara Legislativa para trabalhar em prol da isonomia. Ficou definido que será montado um grupo de representantes sindicais e policiais civis sindicalizados para se juntar aos diretores nas visitas aos gabinetes dos parlamentares distritais.

Gaúcho acrescentou que fez contato direto com o deputado federal Laerte Bessa (PR-DF), a fim de se informar sobre o andamento do pedido de indicação para a Medida Provisória que garantiria a recomposição da categoria em isonomia com a Polícia Federal, e com o deputado distrital Cláudio Abrantes (Rede), para saber sobre a retomada das negociações com o GDF, conforme havia sido prometido pelo governador em reunião com o bloco sustentabilidade há cerca de 20 dias.

A diretoria reiterou o convite para o evento “Brasília em Risco”, que está sendo promovido pelo Sinpol-DF nesta quinta, 10, às 9h, no Auditório da Associação Comercial do DF, localizada no Setor Bancário Sul. Lá, serão apresentados às diversas lideranças comunitárias, representantes de entidades e à imprensa, os reais dados da criminalidade em Brasília.

MOBILIZAÇÃO

Ainda dentro das estratégias para reforçar o envolvimento da categoria na mobilização, foi definido que a diretoria visitará as unidades para reforçar o debate sobre a não ocupação dos cargos de chefia entregues durante a operação “PCDF Legal”.

Para reforçar o diálogo com a população, o Sinpol-DF recomendará aos policiais civis que participem das reuniões do Conselho de Segurança (Conseg) em Brasília e nas demais regiões administrativas. Há uma necessidade de esclarecer à população, por meio dos Consegs, sobre o que de fato está acontecendo com a Polícia Civil e isso não tem sido feito por parte dos Delegados que representam a PCDF nesses encontros.

 

selo-28anos-rodape-site

Filiação