Reunião geral na Agepol - 28.09.16

Da Comunicação Sinpol-DF

Junto com representantes sindicais, chefes de seção e de plantão, além dos demais sindicalizados, os diretores do Sinpol-DF discutiram na tarde desta quarta, 28, as ações estratégicas da “PCDF Legal” em uma reunião geral na Agepol.

Conforme decidido na assembleia do dia 23, a operação deflagrada pela categoria há mais de dois meses será fortalecida por meio da atuação em três eixos: operacional, político e jurídico.

As três frentes vão ampliar o foco e, por isso, além de considerar o âmbito distrital, partirão para o federal. As ações do Sinpol-DF já começaram a ser executadas, sobretudo naquilo que pode garantir recursos para a recomposição inflacionária ao salário dos policiais civis, conforme explanação do presidente Rodrigo Franco “Gaúcho” e do secretário geral Paulo Sousa.

No entanto, Gaúcho provocou os representantes sindicais e os chefes de seção a fomentar o debate em torno do engajamento da categoria na operação “PCDF Legal” e da publicação das atribuições atualizadas e do concurso de remoções.

“Nós temos frisado desde o início que essa é uma mudança de cultura, de um comportamento que já dura décadas e que precisa ser superada”, defendeu o presidente do Sinpol-DF.

PLEITOS

Ele também reiterou que a cobrança em torno das atribuições e do concurso de remoção deve andar junto com o pleito da isonomia, sobretudo nesse momento em que todos os cargos estão em constante diálogo.

“Essa luta é de todos e, por isso, a base tem que discutir isso. A atualização das atribuições traz um reconhecimento daquilo que nós já fazemos. Isso não vai tirar poder de ninguém; estamos apenas colocando no papel o que já é realidade”, acrescentou.

O avanço da publicação das atribuições e do concurso de remoção depende, hoje, única e exclusivamente do diretor-geral da Polícia Civil do DF (PCDF), Eric Seba. Por isso, a diretoria do Sinpol-DF reiterou ao grupo a convocação para uma manifestação nesta quinta, 29, em frente ao prédio da Direção Geral da PCDF.

O ato ocorrerá em conjunto com o Sindepo. Além da publicação das atribuições e do concurso de remoção, a base do Sinpol-DF reivindicará que as delegacias circunscricionais permaneçam com o horário de atendimento reduzido enquanto não estiverem com as equipes completas.

Essa pauta da regularização das equipes nas delegacias é comum ao Sindepo. As duas entidades também vão, no ato, exigir que o acesso ao sistema Millennium seja vetado quando ocorrer fora do âmbito da PCDF.

DIRETOR-GERAL

A reabertura das delegacias por 24 horas foi aventada pelo próprio Seba, que já sinalizou em declarações à imprensa que revogará uma medida que foi tomada pela própria PCDF.

O posicionamento do diretor-geral repercutiu de forma negativa entre todos os cargos.

“Não podemos permitir que as delegacias sejam reabertas nas condições atuais. Já é de conhecimento geral, inclusive do diretor da Polícia, o alto déficit no efetivo. Nós já expusemos todos os argumentos, municiando-o para defender a categoria, mas ele não nos defende. Temos que levar amanhã a mensagem de que o fechamento dos plantões das delegacias não pode ser revogado”, afirmou Gaúcho.

PARALISAÇÃO

O grupo ainda deliberou sobre ações específicas, que serão repassadas à base pelos representantes sindicais.

Ainda não foi definida a data para a paralisação de 24 horas deliberada na última assembleia. O ato deve ser agendado nos próximos dias, após discussão entre a categoria.

rodapeO Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197. Saiba mais.

Filiação