(Fotos: Arquivo Pessoal)
Grupo de adolescentes se vestiu de preto para homenagear os policiais civis (Fotos: Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

Na manhã desta sexta, 26, data em que o Lago Sul completa 56 anos, foi realizado o 1º Desfile Cívico para comemorar a data. Durante o evento, realizado no Deck Sul, os policiais civis do Distrito Federal receberam uma homenagem especial de um grande grupo de estudantes do Centro Educacional do Lago (CEL).

Dezenas de adolescentes – das turmas do 1º ao 3º ano da unidade de ensino – vestiram-se de preto, em referência aos policiais civis, e desfilaram acompanhados de Agentes de Polícia da 10ª DP, do Lago Sul.

O evento contou com a participação de diversas escolas públicas e particulares, que, em geral, homenagearam importantes espaços públicos e monumentos da Região Administrativa.

26082016_homenagem_policiais_civis_desfile_lago_sul_arquivo_pessoal_1
Desfile cívico fez parte das comemorações dos 56 anos do Lago Sul

Os alunos do Ensino Médio do CEL, no entanto, segundo a vice-diretora, Zaíra Leite Ramos, “preferiram reverenciar profissionais que fazem a diferença para a gente”.

“Nós somos defensores das entidades públicas e, por isso, quisemos mostrar para a população que a escola estava demonstrando o apreço às instituições que nos respeitam, que são nossas parceiras e com as quais a gente pode contar no dia-a-dia”, explica a professora Suzan Paula de Magalhães, diretora do Centro Educacional.

DESFILE

Cada um dos mais de 300 estudantes teve a liberdade de desfilar de preto, azul, vermelho ou branco. A ideia era homenagear as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o Conselho Tutelar. “Eles puderam escolher com quem mais se identificavam. E foi muito interessante ver que o bloco com os policiais civis foi o maior”, destaca a professora Zaíra.

26082016_homenagem_policiais_civis_desfile_lago_sul_arquivo_pessoal_4
Zaíram, Suzan e Regis comentaram sobre a iniciativa

“Em nossas experiências anteriores, sempre notamos os policiais civis com uma disposição bem mais educativa, e não como uma força apenas coercitiva, como muitas pessoas enxergam”, lembra a diretora do CEL.

“Nós sempre fomos muito bem atendidos por esses profissionais, que têm uma educação ímpar e estão sempre disponíveis para as nossas demandas”, acrescenta a vice-diretora.

Para as duas educadoras, esse olhar dos estudantes é resultado claro do trabalho diferenciado que eles percebem nos policiais. “Eles veem que são pessoas que estão aqui para nos ajudar, nos ensinar e defender”, coloca Zaíra.

“Talvez por isso a grande maioria dos alunos veio de preto. Eles queriam, inclusive, desfilar de boné e óculos escuros, como costumam ver os policiais”, brinca Suzan Paula.

Para Regis Portela, um dos três policiais civis que participaram do desfile, foi uma honra ver a categoria ser homenageada dessa forma. “Nós participamos com muita satisfação porque, além do prazer em atender ao pedido feito pelos alunos, consideramos o ato como uma demonstração clara do crédito que a gente tem junto à sociedade”.

“É muito bom perceber que esses jovens estão colocando fé no nosso trabalho, estão acreditando e dando valor à instituição Polícia Civil”, resume o Agente de Polícia. “Em um momento em que estamos em mobilização, esse apoio é especial, pois evidencia a admiração que eles têm ao trabalho que os policiais civis desenvolvem com tanto empenho”, acrescenta o Agente Regis.

rodapeO Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197. Saiba mais.

Filiação