Gaúcho comentou sobre a importância das atividades desenvolvidas pelo Sinpolzinho (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)
Gaúcho comentou sobre a importância das atividades desenvolvidas pelo Sinpolzinho (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Cerca de 20 filiados concluíram mais um curso de Informática oferecido pela unidade do Sinpol-DF em Taguatinga, o Sinpolzinho. A formatura ocorreu na última quarta, 26.

O grupo, formado por aposentados, pensionistas e dependentes, dividiu-se em duas turmas: iniciação em informática e informática básica. As aulas ocorreram neste primeiro semestre de 2016.

O projeto começou em 2015, coordenado pelos diretores Robson Lima e Madalena Reis. “Nós disponibilizamos as ferramentas e eles abraçaram a ideia, construindo algo bom. O legado de amizade que eles criaram aqui dentro ninguém tira”, comemora Madalena.

Formatura em Informatica o Sinpolzinho - Paulo Cabral (33)
“Costinha”, o professor do curso, falou sobre a dinâmica das aulas

As aulas são ministradas por João Machado Costa, o Costinha, agente de polícia aposentado há dois anos. Ele era instrutor da Academia de Polícia Civil (APC). As aulas ocorrem em um laboratório de informática totalmente equipado.

“Nós ensinamos o básico, porque muitos deles nunca tiveram contato com computador, ou não tiveram a oportunidade de exercitar. Ensinamos desde a experiência de navegar na internet, conhecer redes sociais, baixar programas e fotos até o Word e Excel”, explica Costinha.

Os alunos receberem os certificados das mãos dos diretores do Sinpol-DF. Estavam presentes o presidente, Rodrigo Franco “Gaúcho”, o vice-presidente, Renato Rincon, o secretário-geral Paulo Roberto Sousa, o diretor jurídico Targine de Resende Filho e o diretor de relações sindicais Fernando Ferreira.

 

[Mikado id=’96’]

Formatura em Informatica o Sinpolzinho - Paulo Cabral (27)
Madalena Reis destacou o legado das aulas para os aposentados que participaram do curso

 

Em sua fala, “Gaúcho” ressaltou a importância das atividades promovidas no Sinpolzinho, que visam a manter os policiais integrados. “Nós acertamos quando viemos para essa sede. Esse é um espaço de integração entre todos os colegas e de informação. É um orgulho fazer parte dessa história”, comentou.

DEPOIMENTOS

Apesar de ter começado a frequentar as aulas depois do início do curso, Edson Ferreira Lima, perito em papiloscopia aposentado há 15 anos, garante ter conseguido acompanhar o ritmo. “O professor detalha muito bem o conteúdo. Agora, eu sei o que é necessário e, como tenho tempo, vou fazer mais coisas”, disse.

Formatura em Informatica o Sinpolzinho - Paulo Cabral (135)
O curso oferecido neste semestre se dividiu em duas turmas

Dilma Barbosa, agente policial de custódia aposentada há sete anos, diz que decidiu frequentar o curso porque queria aprender a utilizar todas as ferramentas que o computador oferece. “Aprendi muita coisa: hoje, eu sei fazer uma planilha e sei como manter meus dados seguros no WhatsApp e no Facebook. Se tiver um módulo mais avançado, eu vou me matricular”, avisou.

Osvaldo Alves, agente de polícia aposentado há 20 anos, frequentou as aulas acompanhado pela esposa, Lenir Nelson Alves. Lenir conta que quando não estão viajando, ambos gostam de aprender coisas novas. “Foi uma experiência maravilhosa, porque na nossa idade a gente tem de se informar mais. Agora, eu estou mandando e-mail para a família toda”, comentou.

Formatura em Informatica o Sinpolzinho - Paulo Cabral (118)
Certificados foram entregues por diretores do Sinpol-DF

Gervalsul Ferreira da Silva, o “Silva”, agente de polícia aposentado há 11 anos, acompanhou a filha Geovanna Ceia Silva, que estava se formando no curso. “Li a notícia que havia o curso, mas nesse período eu não pude fazer. Achei por bem indicar a minha filha, pois ela tinha interesse. Ela fez o curso e está aí querendo continuar”, afirmou.

Geovanna, que tem 12 anos, revelou que as aulas a ajudaram a fazer as tarefas e trabalhos da escola. Agora, ela deseja continuar aprendendo. “Eu já sabia um pouco, mas aprofundei o meu conhecimento e descobri coisas novas. Além disso, pude conhecer os meus colegas de estudo e o professor que, é superdedicado”, disse.

Em breve, o Sinpolzinho lançará novas turmas para os interessados. Mais informações pelo telefone 3352.6429.

LOGO-DO-SINPOL-e1449872500638JUNTOS SOMOS FORTES!
O Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 99 197 197! Saiba mais.

Filiação