Policiais civis do DF paralisam atividades por 72h a partir de segunda-feira

A categoria é contra a cessão de 115 agentes policiais de custódia à Sesipe

Os policiais civis do Distrito Federal vão paralisar as atividades por 72 horas a partir desta segunda (7). A decisão foi tomada em assembleia convocada pelo Sinpol-DF (Sindicato dos Policiais Civis do DF). Durante a paralisação, serão suspensas as atividades de audiências de custódia (que envolvem, diariamente, em média 50 presos), o transporte de presos das delegacias para a carceragem e as visitas. Além disso, as diligências para o cumprimento de cerca de 11 mil mandados de prisão pendentes deixarão de ser executadas.

A paralisação afeta, principalmente, o funcionamento da Divisão Controle e Custódia de Presos e da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual.

 

A medida, segundo a categoria, tem como objetivo pressionar a Direção Geral da Polícia Civil do DF a suspender o acordo firmado com o MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), que prevê a cessão de 115 agentes policiais de custódia à Sesipe (Subsecretaria do Sistema Penitenciário).

O sindicato da categoria alega que o pacto contraria o que diz a Lei Federal 13.064/14, que determinou a lotação desses servidores na PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal).

— Nós já propusemos a suspensão do acordo a Direção Geral da Polícia e os convidamos a lutar conosco em prol dos agentes policiais de custódia. É muito claro para todos que o déficit no efetivo é alto e não podemos permitir isso. Não dá para fazer acordo sem escutar os policiais — afirma o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco.

Fonte: R7.com / Brasília

Filiação